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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134734
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dc.contributor.authorViveiros, Edval Rodrigues de-
dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires de-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:10Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:04Z-
dc.date.available2016-03-02T12:58:10Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:04Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095-
dc.identifier.citationGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-50, 2011.-
dc.identifier.issn2145-4981-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134734-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134734-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to present an educational proposal with didactic and pedagogical orientations, to the Science Education for people with visual impairments. Then, we use as main reference, Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields, joining with a translational focus, applying empirical results of Cognitive Neuroscience. Within this, we highlight the role of educational activities related with 'multisensory scientific literacy ', focusing on the linguistic triad: read, interpretation and textual representation. We hope this perspective, become in the future an important component on guidelines for composing a 'semiotic protocol' for Science Education. Realizing too, epistemological peculiarities, pedagogic and didactic specificities in this area, and, revealing such properties on the cognitive constructs, for science and technology education.en
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar uma proposta educacional com orientações didático-pedagógicas no Ensino de Ciências para indivíduos com deficiência visual. Para isto utilizamos como principal referencial a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, conjuntamente com um enfoque translacional, aplicando resultados empíricos da Neurociência Cognitiva. Dentro disto, relevamos o papel de atividades didáticas direcionadas ao que chamamos de ‘alfabetização científica multisensorial’, com foco na tríade lingüística: leitura, interpretação e representação textual. Esperamos que as diretivas aqui apresentadas constituam-se futuramente em orientações para compor um ‘protocolo semiótico’ para o Ensino de Ciências, destacando as especificidades e singularidades epistemológicas, didáticas e pedagógicas desta área, e relevando tais propriedades na forma de construtos cognitivos próprios para a educação científica e tecnológica.pt
dc.format.extent25-50-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectScience educationen
dc.subjectIncluding schoolen
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectConceptual fields theoryen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.subjectSemióticapt
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt
dc.titleDeficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2145-4981-2011-06-02-25-50.pdf-
dc.relation.ispartofGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias-
dc.identifier.lattes3417921730250572-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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