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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134751
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dc.contributor.authorNunes, Patrícia da Silva-
dc.contributor.authorCavassan, Osmar-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:15Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:06Z-
dc.date.available2016-03-02T12:58:15Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:06Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.abfhib.org/FHB/FHB-06-1/FHB-6-1-06.html-
dc.identifier.citationFilosofia e História da Biologia, v. 6, n. 1, p. 87-104, 2011.-
dc.identifier.issn1983-053X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134751-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134751-
dc.description.abstractThe concept of ecological succession, that contains an integrative potential in the teaching of Ecology, has undergone several transformations since it was proposed. Notwithstanding the debates and changes in the concept of ecological succession, many current textbooks are not conceptually updated. They present ideas long outdated and do not take into account the complexity of the phenomenon, treating it in a simplistic and fragmented way, and addressing instances where the time variable, being too wide, is a barrier to the understanding of the concept by students. Moreover, factors such as competition, seed input and participation of animals and microorganisms in the process are left aside. Thus, the objective of this study is to investigate what are the historical bases of this concept that anchor the themes found in textbooks, making a comparison between the textbooks used in Brazil in the 1970s and the present.en
dc.description.abstractO conceito de sucessão ecológica, possuidor de um potencial integrador no ensino de Ecologia, vem passando por diversas transformações desde que foi desenvolvido. Mesmo diante dos debates e mudanças na concepção de sucessão ecológica, muitos livros didáticos atuais não contém atualizações conceituais. Eles apresentam ideias há muito tempo ultrapassadas e que não levam em consideração a complexidade do fenômeno, tratando-o de maneira simplista e fragmentada e abordando exemplos em que a variável tempo, por ser ampla demais, torna dificultada a compreensão pelos alunos. Além disso, fatores como competição, entrada de sementes e participação de animais e microorganismos no processo ficam esquecidos. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar quais as bases históricas desse conceito que ancoram as temáticas encontradas nos livros didáticos, fazendo-se uma comparação entre os livros didáticos utilizados no Brasil na década de 1970 e os atuais.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent87-104-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectHistory of ecological successionen
dc.subjectBiology teachingen
dc.subjectEcology teachingen
dc.subjectHistória da sucessão ecológicapt
dc.subjectEnsino de biologiapt
dc.subjectEnsino de ecologiapt
dc.titleAs concepções históricas de sucessão ecológica e os livros didáticospt
dc.title.alternativeThe historical concepts of ecological succession and textbooksen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Luis Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Luis Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofFilosofia e História da Biologia-
dc.identifier.lattes0677377403805171-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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