You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França-
dc.contributor.authorRossi, Fernanda-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:08Z-
dc.date.available2016-03-02T12:58:17Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:08Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.efdeportes.com/efd160/profissao-professor-de-educacao-fisica-escolar.htm-
dc.identifier.citationLecturas Educación Física y Deportes, v. 160, p. 1, 2011.-
dc.identifier.issn1514-3465-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134763-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134763-
dc.description.abstractNo presente artigo abordou-se o processo de profissionalização e formação acadêmica em Educação Física, buscando evidenciar as implicações surgidas em decorrência da trajetória de formação do professor dessa área. Embora esta se configure também como uma profissão docente, sua história apresenta particularidades com relação às outras áreas da docência escolar. Diante disto, o objetivo do estudo consistiu em estabelecer um diálogo entre as dimensões da profissionalização e da formação de professores de Educação Física para auxiliar na compreensão da situação atual da disciplina e do processo de construção da profissionalidade docente. Em articulação com a revisão da literatura foram discutidas as concepções de um grupo representativo de professores de Educação Física escolar da rede pública de ensino estadual de São Paulo - Brasil, coletadas por intermédio de entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que para os depoentes persistem, ainda, equívocos no imaginário da comunidade escolar a respeito do valor e da função da disciplina Educação Física para o desenvolvimento do alunado, sendo a disciplina freqüentemente indicada como sinônimo de esporte. Entende-se que a compreensão da trajetória dessa profissão até o momento (que pode ser considerada uma profissão recente), assim como os fatores que contribuíram para a desvalorização do professor da área, são importantes recursos para começar a pensar o futuro. Concluiu-se que cabe, especialmente, à formação docente constituir-se num componente que efetivamente contribua para a (re)construção da profissionalidade do professor e para a legitimação da disciplina Educação Física no campo educacional.pt
dc.format.extent1-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectProfissão Docentept
dc.subjectProfissionalizaçãopt
dc.subjectFormação Inicial e Continuadapt
dc.subjectEducação Físicapt
dc.titleProfissão professor: olhares de professores de Educação Física escolarpt
dc.title.alternativeDe profesión profesor: perspectivas de los profesores de Educación Física Escolares
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationPedagogia da Motricidade Humana - Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespPedagogia da Motricidade Humana - Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofLecturas Educación Física y Deportes-
dc.identifier.lattes9846955307186551-
dc.identifier.lattes3688201307883799-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.