You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134832
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza Júnior, Geso Batista de-
dc.contributor.authorVentura, Mauro de Souza-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:17Z-
dc.date.available2016-03-02T12:58:33Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:17Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.bocc.uff.br/pag/junior-ventura-suplemento-literario-e-eventos-do-mercado-editorial.pdf-
dc.identifier.citationBOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-21, 2011.-
dc.identifier.issn1646-3137-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134832-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134832-
dc.description.abstractAo refletir sobre a esfera do jornalismo sob influência da lógica mercadológica, esta pesquisa contextualiza teoricamente o cenário atual das características e tendências do jornalismo, especificamente o jornalismo cultural praticado pelo caderno Prosa & Verso, o suplemento literário do jornal carioca O Globo. O presente estudo tem por objetivo estudar a cobertura jornalística do citado suplemento, identifi- cando os valores-notícia presentes nas reportagens de capa, especificamente nos períodos referentes ao ano de 2008 em que ocorrem a Feira Literária Internacional de Paraty e a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Tratando, portanto, da cobertura de eventos do mercado editorial, propõe-se uma análise e reflexão acerca das tensões existentes entre campo jornalístico e campo literário, focando a influência da citada lógica mercadológica na produção jornalística. Com a elaboração da análise dos suplementos veiculados durante a ocorrência de ambos os eventos e a partir das relações entre produção da notícia, imposições de mercado e espetacularização na indústria cultural, verifica-se, entre outras questões, que a notícia não escapa da necessidade de possuir valor de troca, mesmo quando se trata do jornalismo cultural, uma vez que a cultura também tem sua própria economia.pt
dc.format.extent01-21-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectJornalismo culturalpt
dc.subjectProsa & Versopt
dc.subjectCritérios de noticiabilidadept
dc.subjectSociologia da culturapt
dc.titleSuplemento literário e eventos do mercado editorial: o jornalismo cultural do caderno Prosa & Versopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofBOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação-
dc.identifier.lattes3980112101770886-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.