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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Carolina Toledo da-
dc.contributor.authorNabeiro, Marli-
dc.contributor.authorFernandes, Vanessa-
dc.contributor.authorDaroz, Roberta-
dc.contributor.authorSilva, Aveline Rocha Lima da-
dc.contributor.authorFreire, Debora Gambary-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:21Z-
dc.date.available2016-03-02T12:58:44Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:21Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/548-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 2, p. 154, 2011.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134866-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134866-
dc.description.abstractO Projeto de Extensão Universitária “EQUOTERAPIA: uma atividade motora para o desenvolvimento de Pessoas com deficiências” tem como objetivo oferecer atividades motoras para pessoas com deficiências, promovendo o desenvolvimento dos aspectos neuropsicomotor com a utilização do cavalo. Os resultados encontrados até o momento foram: em relação a praticante do sexo feminino (6 anos) com paralisia cerebral teve como objetivo do programa controle motor, equilíbrio e interação, encontrando-se como resultados parciais: avaliação da postura – evolução de ruim para regular; melhora no posicionamento de cabeça e realinhamento do tronco; controle de tônus muscular; interação - diminuiu a insegurança e aumentou o contato tátil com o cavalo. O praticante do sexo masculino de 10 anos sem quadro clínico conclusivo teve como objetivo controle de tronco, diminuição dos reflexos patológicos, diminuição da hipotonia. Os resultados parciais apresentaram: diferenças quanto aos reflexos patológicos; controle de tronco; equilíbrio; coordenação motora; diminuição da hipotonia. A praticante do sexo feminino de 12 anos com distúrbio emocional teve como objetivo auto-confiança, auto-estima, aprendizagem, relacionamento interpessoal. Em seus resultados parciais observou-se superação da dificuldade com a fase de aproximação e montaria. O praticante do sexo masculino de 12 anos com deficiência visual objetivou em seu programa maiores interesses pelas atividades escolares e equilíbrio corporal. Foi possível analisar nos resultados parciais: melhor relacionamento com familiares; melhora no equilíbrio e coordenação motora; melhora na utilização do Braille. Pudemos assim verificar que a mudança de ambiente (casa e/ou escola – ambiente equoterápico) teve relação com a capacidade de aprendizagem dos praticantes, além disto, analisamos diferenças no comportamento motor dos praticantes, sendo observadas evoluções posturais, coordenação motora, equilíbrio. Conclui-se a importância de desenvolver o projeto de equoterapia, sendo possível aprimorar conhecimentos científicos e analisar diferentes casos.pt
dc.format.extent154-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEquoterapiapt
dc.subjectCriança com necessidades especiaispt
dc.subjectExtensão Universitáriapt
dc.titleA criança com necessidades especiais no projeto de equoterapia da UNESPpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-02-154.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
dc.identifier.lattes3970905716128417-
dc.identifier.lattes2222554173375358-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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