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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134894
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Vania Fernandes-
dc.contributor.authorBastos, Fernando-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:25Z-
dc.date.available2016-03-02T12:58:53Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:25Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37718-
dc.identifier.citationAlexandria, v. 5, n. 2, p. 150-188, 2012.-
dc.identifier.issn1982-5153-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134894-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134894-
dc.description.abstractThis article reflects on the continuing education of science teachers and, for that, it was conducted a documental analysis of the Law of Guidelines and Bases of Educations (Law No. 9394/96) and a bibliographical research to make a survey and a study about the authors with recognized contribution in this area, focusing on the following items (i) aspects of legislation and public policies for the continuing education on Basic Education teachers; (ii) teaching knowledge needed in their professional training; and (iii) continuing education of science teachers. It was concluded that teachers’ professional development should happen through institutional continuing education, guided by a work plan, so that they can effectively develop their as mediators between the students' interaction with the information obtained, so that the teaching-learning process can happen and consistent scientific knowledge can be constructed by students.en
dc.description.abstractEste artigo objetiva refletir sobre a formação continuada de professores de Ciências e, para isso, realizaram-se uma análise documental sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96) e uma pesquisa bibliográfica a fim de fazer um levantamento e um estudo sobre autores cuja contribuição para essa área é reconhecida, abordando os seguintes itens: (i) aspectos da legislação vigente e das políticas públicas voltadas para a formação continuada de docentes da Educação Básica; (ii) saberes docentes necessários a sua formação profissional; e (iii) formação continuada de professores de Ciências. Concluiu-se que o desenvolvimento profissional do professor deve acontecer através da formação continuada institucional, composta por um plano de trabalho, para que ele possa se desenvolver eficazmente em sua tarefa como mediador entre a interação dos alunos com as informações obtidas, de maneira que se efetive o processo ensino-aprendizagem e sejam construídos pelos estudantes conhecimentos científicos consistentes.pt
dc.format.extent150-188-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectContinuing education for science teachersen
dc.subjectEducational legislationen
dc.subjectTeacher knowledgeen
dc.subjectFormação continuada de professores de ciênciaspt
dc.subjectLegislação educacionalpt
dc.subjectSaberes docentespt
dc.titleFormação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuadapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1982-5153-2012-05-02-150-188.pdf-
dc.relation.ispartofAlexandria-
dc.identifier.lattes9581468058921952-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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