You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartins, Bruno de Andrade-
dc.contributor.authorLanghi, Rodolfo-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:28Z-
dc.date.available2016-03-02T12:58:58Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:28Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://www.relea.ufscar.br/num14/RELEA_A2_n14.pdf-
dc.identifier.citationRevista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 9, n. 14, p. 27-37, 2012.-
dc.identifier.issn1806-7573-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134914-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134914-
dc.description.abstractThis paper presents one of the concepts of Astronomy and its consequent failure in teaching this topic in high school, even when the official documents point out the necessity of Astronomy teaching at this school level. Among the spontaneous conceptions in Astronomy that high school students carry with them, even after the end of the school, we emphasized in this research the Moon phases. The development of different strategies in relation to traditional methods, aimed to teaching-learning process on this topic was considered in this study. These strategies were devised based on the reference frame of the Meaningful Learning, as elaborated by Ausubel. The proposals presented here include the active participation of students in experimental activities and other didactic activities, for their continuous evaluation during the process. These activities finished with a Comics elaboration about the Moon phases. Therefore, the objective of this paper is to present a proposal for differentiated teaching activity about Moon phases supported by the theoretical principles of Meaningful Learning at Physics classes.en
dc.description.abstractEn este trabajo se presenta uno de los contenidos de la Astronomía y el evidente fracaso en la enseñanza del tema en la escuela secundaria, a pesar del hecho que los documentos oficiales apuntan para la necesidad de trabajar contenidos de Astronomía en este nivel. Entre los conceptos alternativos en Astronomía que los alumnos secundarios llevan consigo, aún después de terminados los estudios, destacamos aquí el fenómeno de las fases de la Luna. El desarrollo de diferentes estrategias en relación con los métodos tradicionales, dirigidas al proceso de enseñanza-aprendizaje en este tema fue considerado en este trabajo como uno de los resultados obtenidos a la luz de los referenciales del aprendizaje significativo, tal como fueron fundamentados por Ausubel. Según la propuesta que aquí se presenta, la participación activa de los estudiantes en la ejecución de una actividad experimental y otras actividades educativas destinadas a la evaluación continua durante el proceso culminó en la elaboración de una historieta respecto de las fases de la Luna. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es presentar una propuesta de actividad de enseñanza diferenciada con el apoyo de los principios teóricos del aprendizaje significativo aplicado a la enseñanza de las fases de la luna durante las clases de física del ciclo secundario.es
dc.description.abstractEste texto foca um dos conteúdos de Astronomia e a consequente falha no ensino deste tema no ensino médio, apesar de os documentos oficiais apresentarem a necessidade de se trabalhar a Astronomia neste nível de ensino. Dentre as concepções alternativas em Astronomia que os alunos do ensino médio carregam consigo, mesmo após o término dos estudos, destacamos, nesta pesquisa, o fenômeno das fases da Lua. O desenvolvimento de estratégias diferenciadas em relação ao ensino tradicional, visando o processo de ensino-aprendizagem sobre este tema, foi contemplado neste trabalho como um dos resultados obtidos sob a luz dos referenciais da aprendizagem significativa, fundamentados em Ausubel. Segundo a proposta aqui apresentada, a participação ativa dos alunos na execução de uma atividade experimental e outras atividades didáticas, que visam sua contínua avaliação durante o processo, culmina com a elaboração de uma história em quadrinhos envolvendo as fases da Lua. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade didática diferenciada sustentada pelos princípios teóricos da aprendizagem significativa aplicada ao ensino das fases da Lua durante as aulas de Física no ensino médio.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent27-37-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectAstronomy educationen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectComicsen
dc.subjectExperimental activityen
dc.subjectEnseñanza de la Astronomíaes
dc.subjectAprendizaje Significativoes
dc.subjectHistorietases
dc.subjectActividades experimentaleses
dc.subjectEducação em astronomiapt
dc.subjectAprendizagem significativapt
dc.subjectHistória em quadrinhospt
dc.subjectAtividades experimentaispt
dc.titleUma proposta de atividade para a aprendizagem significativa sobre as fases da Luapt
dc.title.alternativeA proposed activity for a meaningful learning about the moon phasesen
dc.title.alternativeUna actividad propuesta para el aprendizaje significativo acerca de las fases de la lunaes
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Grupo de Pesquisa Ciências: Ensino e Popularização-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1806-7573-2012-09-14-27-37.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Latino-Americana de Educação em Astronomia-
dc.identifier.lattes7412952908466931-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.