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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMagnoni, Antonio Francisco-
dc.contributor.authorMiranda, Giovani Vieira-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:10Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:35Z-
dc.date.available2016-03-02T12:59:10Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://www.revistaorbis.org.ve/contenido/contenido21.htm-
dc.identifier.citationOrbis: Rrevista de Ciências Humanas, v. 21, p. 82-96, 2012.-
dc.identifier.issn1856-1594-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134965-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134965-
dc.description.abstractO rádio é o veículo de comunicação que as pessoas mais usam para receber informação e entretenimento diário. A portabilidade, a proximidade das emissoras com seus públicos e os receptores de baixo preço sustentam há várias décadas, a popularidade radiofônica. Mais recentemente, o rádio se beneficiou do crescimento da frota automotora e da enorme quantidade de celulares, que embutem gratuitamente receptores de rádio. Uma pesquisa realizada em 2010, pelo GPR (Grupos dos Profissionais do Rádio) sobre consumo radiofônico pelos brasileiros, apontou que 74% deles ouvem Rádio em receptores tradicionais, 63% ouvem pela internet, 61% pelo rádio do carro, 37% sintoniza rádio pelo celular, 21% por meio de dispositivos como MP3, MP4 e iPhone; 12% por meio de canais de áudio da TV a cabo e 3% via internet do celular. A pesquisa GPR apresenta números significativos de ouvintes em cada modalidade de dispositivo para recepção radiofônica. São indicadores claros de que um mesmo ouvinte está sintonizando regularmente suas emissoras prediletas em mais de um tipo de receptor de rádio. A nova variável demonstra que a digitalização da produção, da transmissão e da recepção, além de transformar o rádio em um veículo com linguagem multimídia, também lhe agregou a possibilidade de multi-sintonia. Ou seja, as mensagens radiofônicas passaram a ser recebidas pelos ouvintes em diversos terminais, todos dotados de ferramentas multimídia e de recursos para interatividade. É a evidência de que o rádio ingressou definitivamente no território binário e convergente do ciberespaço. De agora em diante, a formação das várias carreiras profissionais para a produção radiofônica terão que atentar para as transformações do veículo na era digital.pt
dc.format.extent82-96-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectRádiopt
dc.subjectDigitalizaçãopt
dc.subjectConvergênciapt
dc.subjectMulti-sintoniapt
dc.titlePerspectivas e desafios para o rádio na era digitalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP0, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP0, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1856-1594-2012-21-82-96.pdf-
dc.relation.ispartofOrbis: Revista de Ciências Humanas-
dc.identifier.lattes5884461869811166-
dc.identifier.lattes3249812382402062-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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