You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBozelli, Fernanda Cátia-
dc.contributor.authorNardi, Roberto-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:13Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:36Z-
dc.date.available2016-03-02T12:59:13Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:36Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://alexandria.ppgect.ufsc.br/volume-5-numero-2-setembro-de-2012/-
dc.identifier.citationAlexandria, v. 5, n. 2, p. 125-150, 2012.-
dc.identifier.issn1982-5153-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134979-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/134979-
dc.description.abstractThis research deals with teachers’ education, discussing elements related to the teachers’ knowledge and discursive interaction. Teaching knowledge can be mobilized in different situations and spaces; however, here, we considered them in the classroom environment and the interactive context among teacher-students and students-students. We analyzed the discursive interactions in a 23 future high school physics teachers sample, observed during the development of activities of supervised teaching, in an undergraduate teachers’ initial education program, in one of the São Paulo State universities, in Brazil. The main research question was: which teachers’ knowledge is mobilized by future high physics teachers during the interactive discursive context aiming the construction of scientific knowledge by students? Data showed that in the communicative interaction process in the classroom the student-teachers mobilized teaching knowledge related to the content and to its pedagogy.en
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de formação de professores, discutindo elementos referentes sobre os saberes docentes e interação discursiva. Os saberes docentes podem ser mobilizados em diferentes situações e espaços, contudo, aqui, foram considerados no âmbito da sala de aula e o contexto interativo entre professoraluno e aluno-aluno. Foram analisadas interações discursivas junto a uma amostra de 23 futuros professores de Física durante o desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado, de um curso de Licenciatura de uma das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. A questão central respondida neste estudo foi: que saberes docentes são mobilizados por futuros professores de Física, durante o contexto interativo discursivo visando à construção do conhecimento científico pelos alunos? Os resultados mostram que, no processo de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, os licenciandos mobilizam saberes docentes referentes ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo, estando estes relacionados a determinadas situações de interação professor-aluno e aluno-aluno.pt
dc.format.extent125-150-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectTeachers’ initial educationen
dc.subjectDeachers’ knowledgeen
dc.subjectDiscursive interactionsen
dc.subjectEnsino de físicapt
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectSaberes docentespt
dc.subjectInteração discursivapt
dc.titleSaberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, CEP 15385-000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, CEP 15385-000, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1982-5153-2012-05-02-125-150.pdf-
dc.relation.ispartofAlexandria-
dc.identifier.lattes1837401949199252-
dc.identifier.lattes4449947783474945-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.