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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135005
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChaddad, Flávio Roberto-
dc.contributor.authorGhilardi, Renato Pirani-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:40Z-
dc.date.available2016-03-02T12:59:19Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:40Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://www.conhecer.org.br/enciclop/2012a/humanas/o%20legado.pdf-
dc.identifier.citationEnciclopédia biosfera, v. 8, n. 14, p. 1778-1787, 2012.-
dc.identifier.issn1809-0583-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135005-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135005-
dc.description.abstractThe criticism of Cartesian philosophy is correlated on four pillars: the fragmentation of knowledge, the separation between mind and body, the impossibility of the reductionist method for explanation of natural phenomena, and in the superiority of the reason as the only valid form of knowledge. These last two pillars, as many environmentalists claim, contributed decisively to the devaluation of the res extensa over the res cogitans. To check this we used as a theoretical framework the following texts: Discourse on Method, Rules for Conduct of the Spirit and Metaphysical Meditations. By reading these works it was found that the first two pillars (the fragmentation of knowledge and the separation between mind and body) there are no theoretical basis in texts. The failure of the reductionist method to explain the ecological and atomic phenomena and the overcoming of reason as the only valid form of knowledge are supported in their philosophy.en
dc.description.abstractAs críticas à filosofia cartesiana residem em quatro pilares: na fragmentação do conhecimento; na separação entre mente e corpo; na impossibilidade do método reducionista para explicação dos fenômenos naturais; e na superioridade da razão como única forma válida do conhecimento. Estes dois últimos pilares, como afirmam muitos ambientalistas, contribuíram decisivamente para a desvalorização da res extensa em detrimento da res cogitans. Para verificar isso, foi realizada esta pesquisa, onde se utilizou como referencial teórico os seguintes textos: Discurso do Método; Regras Para Condução do Espírito e Meditações Metafísicas. Através da leitura destas obras verificou-se de que os dois primeiros pilares (fragmentação do conhecimento e a separação entre mente e corpo) não existem fundamentos em seus textos. A impossibilidade do método reducionista em explicar os fenômenos ecológicos e atômicos e a superação da razão como única forma válida de conhecimento são respaldados em sua filosofia.pt
dc.format.extent1778-1787-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectCartesian philosophyen
dc.subjectDescartesen
dc.subjectCriticism of Descartesen
dc.subjectFilosofia cartesianapt
dc.subjectDescartespt
dc.subjectCríticas a Descartespt
dc.titleO legado de Descartespt
dc.title.alternativeThe legacy of Descartesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n, Jardim América, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, s/n, Jardim América, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofEnciclopédia biosfera-
dc.identifier.lattes3868502906886933-
dc.identifier.lattes6946846312807716-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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