You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Luzia Aparecida de-
dc.contributor.authorGarnica, Antonio Vicente Marafioti-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:45Z-
dc.date.available2016-03-02T12:59:29Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:45Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12766-
dc.identifier.citationEducação Matemática Pesquisa, v. 14, n. 3, p. 481-506, 2012.-
dc.identifier.issn1983-3156-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135038-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135038-
dc.description.abstractUm conjunto de depoimentos coletados oralmente e de fontes escritas disponíveis no arquivo inativo de um antigo Grupo Escolar paulista é analisado em paralelo à literatura sobre o Movimento Escolanovista visando a compreender os modos como um ideário se impõe, no cotidiano das práticas escolares, num ritmo constante de avanços e resistências, alterações e manutenções. Ao mesmo tempo, defende-se que o Movimento Escolanovista – ou qualquer proposta educacional – não é um bloco maciço de significados fixos, mas uma leitura, uma mobilização, uma apropriação que, segundo os vários significados a ele atribuídos, implica a efetivação de algumas práticas no interior da escola.en
dc.description.abstractA set of oral depositions and written sources of the archive of an old Primary School is analyzed in parallel to the literature about the New Education Movement in order to understand the ways in which a concept takes place in daily school practices, pointing out its moments of progress and resistance, alterations and maintenance. At the same time, it is argued that it is impossible to consider the New Education movement - or any educational proposal - as a solid block of fixed meanings. Instead, such proposals are readings, mobilizations, according to which some practices are created within the schooling system..pt
dc.format.extent481-506-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectNew educationen
dc.subjectElementary schoolsen
dc.subjectAppropriation/mobilizationen
dc.subjectSchool practicesen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEscola Novapt
dc.subjectHistória da educação matemática brasileirapt
dc.subjectHistória oralpt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.titleMovimentos de um movimento: um estudo sobre os significados atribuídos ao escolanovismo e seus ritmospt
dc.title.alternativeA moving movement: some remarks on the meanings of the new education movement and its rhythmsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luis Edmundo Carrijo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luis Edmundo Carrijo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofEducação Matemática Pesquisa-
dc.identifier.lattes5089072868644414-
dc.identifier.lattes8234381313016867-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.