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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Lucas André-
dc.contributor.authorTalamoni, Jandira Líria Biscalquini-
dc.contributor.authorTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:53Z-
dc.date.available2016-03-02T12:59:47Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000300010-
dc.identifier.citationCiência & Educação, v. 19, n. 3, p. 657-676, 2013.-
dc.identifier.issn1980-850X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135107-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135107-
dc.description.abstractThis study examines the relationship between theory and practice that emerges from two Environmental Projects that were carried out in a popular neighborhood of Bauru, SP, . In order to analyze the data, given the diversity of theoretical and practical approaches and concepts in environmental education, we chose as a theoretical foundation critical environmental education. Considering the techniques used in the methodological procedures of qualitative research in education, we elected, as a tool to collect information, content analysis. The results presented in this paper indicate the need to break the dichotomy between form (practice) and content (theory) in the environmental educational process, focusing on the systematized and historically constructed contents. Thus, we consider the environmental education process analyzed involve treating form and content as a dialectic unit.en
dc.description.abstractEste estudo analisa a relação entre teoria e prática que emerge de dois Projetos Ambientais realizados em um bairro popular de Bauru, SP, Brasil. Para essa análise, diante da diversidade de concepções e abordagens teórico-práticas acerca da educação ambiental, optamos pela fundamenta- ção teórica da vertente crítica. Levando em conta as possibilidades dos procedimentos da pesquisa qualitativa em educação, elegemos a análise de conteúdo para a obtenção dos dados. Os resultados apresentados neste artigo sinalizam a necessidade de se romper com a dicotomia entre a forma (prática) e o conteúdo (teoria) no processo educativo ambiental, dando centralidade aos conteúdos sistematizados e construídos historicamente. Assim, consideramos que os processos educativos ambientais em análise, implicam o tratamento da forma e conteúdo como uma unidade dialética.pt
dc.format.extent657-676-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEnvironmental projecten
dc.subjectEducational processen
dc.subjectTheory and practiceen
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectProjeto ambientalpt
dc.subjectProcesso educativopt
dc.subjectTeoria e práticapt
dc.titleA relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Distrito de Rubião Júnior, s/n, CEP 18608-000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Distrito de Rubião Júnior, s/n, CEP 18608-000, SP, Brasil-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132013000300010-
dc.identifier.scieloS1516-73132013000300010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1980-850X-2013-19-03-657-676.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação-
dc.identifier.lattes6169518533653784-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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