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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135120
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBandini, Heloisa Helena Motta-
dc.contributor.authorSantos, Flávia Heloísa-
dc.contributor.authorSouza, Deisy das Graças de-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:56Z-
dc.date.available2016-03-02T12:59:49Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:56Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-43272356201307-
dc.identifier.citationPaidéia, v. 23, n. 56, p. 329-338, 2013.-
dc.identifier.issn0103-863X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135120-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135120-
dc.description.abstractRelationships between oral language, phonological awareness, and working memory have been empirically demonstrated, however, phonological awareness encompasses different abilities, assessed at different levels. The present study investigated the possible associations between specific phonological awareness abilities and phonological working memory in first-grade students. In the initial phase (n = 254), the study evaluated the abilities of phonological awareness and phonological working memory and found a high positive correlation between these abilities, thus confirming the findings of previous studies. The second phase (n = 12) evaluated the vocabulary of individuals who, in the initial phase, showed low or high working memory and phonological awareness scores. Students with low working memory and low phonological awareness capacities had low scores in expressive language abilities, suggesting that phonological working memory may have direct effects on lexical knowledge. These results contribute to the understanding of the relationships investigated in this study and have important implications for planning teaching strategies.en
dc.description.abstractLas relaciones entre lenguaje oral, conciencia fonológica y memoria operacional han sido mostradas empíricamente, pero la conciencia fonológica engloba habilidades diferentes, mensuradas en diferentes niveles. El objetivo de este trabajo, conducido en dos estudios, fue investigar las posibles asociaciones entre las sub-clases de habilidades de conciencia fonológica, memoria fonológica de niños del primero año escolar. En el primero estudio (n = 254), fueron evaluadas las habilidades de conciencia fonológica y memoria fonológica, que mostraron fuerte correlación positiva. En el segundo estudio (n = 12), fueron realizados test de vocabulario en niños con bajos y altos escores en memoria operativa y conciencia fonológica. Los niños con puntuaciones bajas en memoria operativa fonológica y conciencia fonológica presentaran habilidades del lenguaje expresivo reducidas, indicando que la memoria operativa fonológica parece interferir directamente en el vocabulario. Los resultados contribuyen hacia la comprensión de las relaciones investigadas y afectan el plan de enseñanza.es
dc.description.abstractRelações entre linguagem oral, consciência fonológica e memória operacional têm sido demonstradas empiricamente, mas consciência fonológica engloba habilidades diferentes. Este artigo teve como objetivo investigar possíveis associações entre habilidades específicas de consciência fonológica e memória operacional fonológica em alunos do primeiro ano escolar. Na fase inicial (n = 254), o estudo avaliou habilidades de consciência fonológica e memória operacional fonológica e encontrou elevada correlação positiva entre ambas as habilidades, confirmando e estendendo resultados de estudos prévios. A segunda fase (n = 12) avaliou o vocabulário de indivíduos que obtiveram baixos ou altos escores em memória operacional e consciência fonológica na primeira fase. Os alunos com escores reduzidos de memória operacional e consciência fonológica obtiveram baixos escores em habilidades de linguagem expressiva, indicando que a memória operacional fonológica pode ter efeitos diretos sobre o conhecimento lexical. Esses resultados contribuem para a compreensão das relações investigadas e planejamento de estratégias de ensino.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent329-338-
dc.language.isoeng-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectWorking memoryen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectReadingen
dc.subjectPhonological awarenessen
dc.subjectMemoria operacionales
dc.subjectLenguajees
dc.subjectLecturaes
dc.subjectConciencia fonológicaes
dc.subjectMemória operacionalpt
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectConsciência fonológicapt
dc.titleLevels of phonological awareness, working memory, and lexical knowledge in elementary school childrenen
dc.title.alternativeNiveles de conciencia fonológica, memoria operativa y conocimiento lexical en niños escolareses
dc.title.alternativeNíveis de consciência fonológica, memória operacional e conhecimento lexical em escolarespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCLAS), Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Assis, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCLAS), Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Assis, SP, Brasil-
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 150313/2007-1-
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 573972/2008-7-
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2008/57705-8-
dc.identifier.doi10.1590/1982-43272356201307-
dc.identifier.scieloS0103-863X2013000300329-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-863X2013000300329.pdf-
dc.relation.ispartofPaidéia-
dc.identifier.lattes5842894807452055-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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