Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135147
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Locci, Valter | - |
dc.contributor.author | Marques, Emilia de Mendonca Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T12:59:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:31:59Z | - |
dc.date.available | 2016-03-02T12:59:57Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:31:59Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier | http://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp | - |
dc.identifier.citation | Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-6, 2013. | - |
dc.identifier.issn | 2316-9664 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/135147 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135147 | - |
dc.description.abstract | Apresenta-se neste trabalho experiências obtidas através de 06 (seis) anos consecutivos de trabalho com a disciplina de Geometria Espacial em turmas de formação inicial de professores de matemática. A proposta de trabalho em grupos colaborativos se justifica pela necessidade atual de os professores em atividade utilizarem essa poderosa ferramenta como facilitadora da aprendizagem pessoal e dos estudantes sob sua orientação. Os alunos das várias turmas foram desafiados à tarefa de apresentarem, ao final da disciplina (semestre), um trabalho contendo: material escrito (capa, formatação, desenvolvimento do tema, cálculos, desenhos, resultados e referências), material concreto produzido com canudos e fitilho (sólidos construídos: acabamento, uniformização, montagem e medidas) e apresentação oral do grupo (arquivos de programas de apresentação). A metodologia proposta para a realização dessa tarefa em todas as turmas foi de grupos colaborativos, com em média 05 (cinco) alunos cada. Para a 1ª turma foi proposta a construção de “esqueletos” dos poliedros de Platão, com a maior aresta (canudinho) fixada. Cada grupo deveria observar uma propriedade dentre as seguintes: sólidos com a mesma área total; com o mesmo volume; com uma mesma esfera inscrita e com uma mesma esfera circunscrita. Todo material coletado dos grupos (escrito, construído ou digital/apresentação oral), está sendo devidamente catalogado, para então ser disponibilizado no Laboratório de Ensino de Matemática do referido curso. Os trabalhos propostos posteriormente foram gradativamente sendo mais desafiadores. O último trabalho proposto (2012) teve o seguinte tema: Poliedros Arquimedianos ou semirregulares. | pt |
dc.format.extent | 1-6 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Geometria espacial | pt |
dc.subject | Grupos colaborativos | pt |
dc.title | Ensino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Edmundo C. Coubbe, 1-14, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Edmundo C. Coubbe, 1-14, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2316-9664-2013-02-02-01-06.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D. | - |
dc.identifier.lattes | 9487927754410474 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.