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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLocci, Valter-
dc.contributor.authorMarques, Emilia de Mendonca Rosa-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:31:59Z-
dc.date.available2016-03-02T12:59:57Z-
dc.date.available2016-10-25T21:31:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp-
dc.identifier.citationRevista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-6, 2013.-
dc.identifier.issn2316-9664-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135147-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135147-
dc.description.abstractApresenta-se neste trabalho experiências obtidas através de 06 (seis) anos consecutivos de trabalho com a disciplina de Geometria Espacial em turmas de formação inicial de professores de matemática. A proposta de trabalho em grupos colaborativos se justifica pela necessidade atual de os professores em atividade utilizarem essa poderosa ferramenta como facilitadora da aprendizagem pessoal e dos estudantes sob sua orientação. Os alunos das várias turmas foram desafiados à tarefa de apresentarem, ao final da disciplina (semestre), um trabalho contendo: material escrito (capa, formatação, desenvolvimento do tema, cálculos, desenhos, resultados e referências), material concreto produzido com canudos e fitilho (sólidos construídos: acabamento, uniformização, montagem e medidas) e apresentação oral do grupo (arquivos de programas de apresentação). A metodologia proposta para a realização dessa tarefa em todas as turmas foi de grupos colaborativos, com em média 05 (cinco) alunos cada. Para a 1ª turma foi proposta a construção de “esqueletos” dos poliedros de Platão, com a maior aresta (canudinho) fixada. Cada grupo deveria observar uma propriedade dentre as seguintes: sólidos com a mesma área total; com o mesmo volume; com uma mesma esfera inscrita e com uma mesma esfera circunscrita. Todo material coletado dos grupos (escrito, construído ou digital/apresentação oral), está sendo devidamente catalogado, para então ser disponibilizado no Laboratório de Ensino de Matemática do referido curso. Os trabalhos propostos posteriormente foram gradativamente sendo mais desafiadores. O último trabalho proposto (2012) teve o seguinte tema: Poliedros Arquimedianos ou semirregulares.pt
dc.format.extent1-6-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectGeometria espacialpt
dc.subjectGrupos colaborativospt
dc.titleEnsino de geometria espacial na licenciatura em matemática: uma proposta de trabalho com grupos colaborativospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Edmundo C. Coubbe, 1-14, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Edmundo C. Coubbe, 1-14, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2316-9664-2013-02-02-01-06.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D.-
dc.identifier.lattes9487927754410474-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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