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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135154
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBattaglini, Marina Pavão-
dc.contributor.authorBevilacqua, Maria Cecília-
dc.contributor.authorVerdu, Ana Claudia Moreira Almeida-
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:32:00Z-
dc.date.available2016-03-02T12:59:59Z-
dc.date.available2016-10-25T21:32:00Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0188-81452013000100002&script=sci_arttext-
dc.identifier.citationActa Comportamentalia, v. 21, n. 1, p. 20-35, 2013.-
dc.identifier.issn0188-8145-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135154-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135154-
dc.description.abstractStudies on learning by exclusion have shown that participants tend to select a new object or a new figure when a new word is dictated, rejecting the objects and figures they already know or that were associated with other words. This study aimed at training conditional relations between dictated word-picture and between picture-printed word, by exclusion, and verify whether this training would be a condition for the emergence of relations between dictated word-printed word, printed word-figure, picture naming and reading. We also investigated whether responding to the words dictated with a female voice generalized to other frequencies such as male and child voices. Participants were five children between five and nine years old, with acute neurosensorial bilateral hearing impairment, users of cochlear implant Nucleus 24k®. They were exposed, individually, to tasks that consisted in selecting a comparison stimulus (either picture or printed word) related to the sample (either dictated word or picture). Words with lowest scores on a pre-test were used. The relations between dictated word-figure (AB) and figure-printed word (BC) were taught by exclusion. We assessed the emergence of the relations between dictated and printed words (AC), printed word and picture (CB), male and child voices generalization (A’C and A’’C), naming (BD) and reading (CD). All the children responded by exclusion and learned relations AB and BC, showing receptive vocabulary; AC and CB relations also were learned, consistent with class formation. Responding generalized to male and child voices, but data on naming were not systematic. Learning by exclusion was similar to that of children with typical hearing and these results describe some conditions that can improve receptive verbal repertoire.en
dc.description.abstractEstudos sobre o responder por exclusão têm mostrado que participantes tendem a selecionar um objeto novo ou uma figura nova quando uma palavra nova é ditada, rejeitando os objetos e figuras conhecidos ou relacionados a outras palavras. O objetivo deste estudo foi estabelecer relações condicionais entre palavra ditada e figura e entre figura e palavra impressa, via exclusão, e verificar se seria condição para a emergência de relações entre palavra ditada-palavra impressa, palavra impressa-figura, nomeação de figuras e leitura de palavras; também se verificou se ocorreria o responder generalizado diante das mesmas palavras ditadas em voz feminina para outras frequências de voz como a masculina e a infantil. Participaram cinco crianças entre cinco a nove anos, com deficiência auditiva bilateral neurosensorial, usuárias de implante coclear Nucleus 24k®. Os participantes foram expostos, individualmente, a tarefas que consistiram em selecionar estímulos de comparação (ora figura, ora palavra impressa) relacionados ao modelo (ora palavra ditada, ora figura). Foram adotadas como estímulos as palavras com as quais os participantes apresentaram baixo desempenho no pré-teste. As relações entre palavra ditada e figura (AB) e figura e palavra impressa (BC) foram ensinadas por exclusão. Foram testadas as relações entre: palavra ditada e palavra impressa (AC), palavra impressa e figura (CB), generalização entre palavras ditadas com vozes masculina (A’C) e infantil (A’’C), de nomeação (BD) e de leitura (CD). As crianças responderam por exclusão e aprenderam as relações AB e BC, demonstrando aquisição de vocabulário receptivo; também demonstraram resultados consistentes com a formação de classes de equivalência pelos acertos nas relações AC e CB; todas demonstraram generalização para voz masculina e infantil e em nomeação os resultados não foram consistentes. No que concerne ao responder por exclusão os resultados foram similares aos de ouvintes típicos e descrevem condições sob as quais repertório verbal receptivo pode ser melhorado.pt
dc.format.extent20-35-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectCochlear implanten
dc.subjectLearning by exclusionen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectVocabulary acquisitionen
dc.subjectImplante coclearpt
dc.subjectResponder por exclusãopt
dc.subjectDeficiência auditivapt
dc.subjectAquisição de vocabuláriopt
dc.titleAprendizagem após via exclusão e formação de classes de equivalência em crianças com deficiência auditiva e implante coclear (aceito condicionalmente)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Edmundo Carrijo Coube s/n, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Edmundo Carrijo Coube s/n, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN0188-8145-2013-21-01-20-35.pdf-
dc.relation.ispartofActa Comportamentalia-
dc.identifier.lattes3777028853675653-
dc.identifier.lattes7442164171898567-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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