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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135174
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dc.contributor.authorKripka, Moacir-
dc.contributor.authorKripka, Rosana Maria Luvezute-
dc.contributor.authorOliveira Neto, Luttgardes de-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:00:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:32:03Z-
dc.date.available2016-03-02T13:00:04Z-
dc.date.available2016-10-25T21:32:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.seer.ufu.br/index.php/cieng/article/view/24192-
dc.identifier.citationCiência & Engenharia, v. 22, n. 2, p. 29-36, 2013.-
dc.identifier.issn1983-4071-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135174-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135174-
dc.description.abstractThis paper presents a study to determine the optimal support positions in bridges, as well as the optimal relation between the spans of beams, aiming both the reduction and the unifirmization of the efforts in these structures. The mathematical problem is formulated in order to minimize the maximum bending moments, taking the coordinate of each internal support as design variable. To take into account possible location limitations, size constraints are also considered in the formulation. The software developed based on this study determines the efforts in each support for load shifting along the structure by the usage of the Displacement Method, and the optimization is performed with a mathematical programming technique. The structures analyzed from the computational implementation of the idealized model point to the validation and efficiency of the proposed procedure.en
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo para a determinação do posicionamento otimizado dos apoios em pontes, bem como da relação ótima entre os vãos de vigas de pontes visando conduzir tanto a redução como a uniformização dos esforços nestas estruturas. O problema matemático foi formulado tendo como objetivo a minimização dos momentos fletores máximos, tendo como variáveis de projeto as coordenadas relativas de cada apoio interno. Na formulação as coordenadas nodais são canalizadas, uma vez que podem existir limitações à livre locação dos apoios. O programa desenvolvido com base neste estudo determina os esforços em cada apoio, para o deslocamento da carga ao longo da estrutura, a partir do Método dos Deslocamentos para análise de estruturas reticuladas, efetuando a otimização com o emprego de técnica de programação matemática. As estruturas analisadas a partir da implementação computacional do modelo idealizado apontam para a validação e eficiência do procedimento proposto.pt
dc.format.extent29-36-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectOptimizationen
dc.subjectBridgesen
dc.subjectSupport positionsen
dc.subjectOtimizaçãopt
dc.subjectPontespt
dc.subjectPosicionamento dos apoiospt
dc.titleDeterminação do posicionamento ótimo de apoios em pontespt
dc.title.alternativeOptimum support positions in bridgesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, avenida Luiz Edmundo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, avenida Luiz Edmundo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1983-4071-2013-22-02-29-36.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Engenharia-
dc.identifier.lattes7534243554711263-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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