You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135277
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSo, Marcos Roberto-
dc.contributor.authorBetti, Mauro-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:00:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:32:18Z-
dc.date.available2016-03-02T13:00:28Z-
dc.date.available2016-10-25T21:32:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.efdeportes.com/efd178/lutas-na-educacao-fisica-escolar.htm-
dc.identifier.citationLecturas Educación Física y Deportes, v. 17, n. 178, p. 1, 2013.-
dc.identifier.issn1514-3465-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135277-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135277-
dc.description.abstractVítima de restrição nas aulas de Educação Física, o tema “lutas” foi incluído no Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo (CEF-SP) como conteúdo próprio da disciplina. Nesse sentido, o professor precisa ter tido uma vivência de lutas para tratar deste conteúdo? Que saberes são necessários para dar aula de luta na escola? Como se dá a transposição prática das lutas sugeridas no CEF-SP? O objetivo do trabalho é refletir sobre o ensino de lutas nas aulas de Educação Física com o foco nos saberes profissionais docentes. Foram entrevistados três professores: (i) professor especialista em lutas; (ii) professor de Educação Física sem histórico de práticas de lutas (iii) professor de Educação Física com histórico de prática de lutas. Os resultados permitem concluir que não se exige que o professor seja um treinador ou especialista em lutas e artes marciais, no entanto, é necessário estudar, confrontar e reformular seus saberes docentes para ministrar os conteúdos luta em suas aulas.pt
dc.format.extent1-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectLutaspt
dc.subjectEducação Física Escolarpt
dc.subjectCurriculopt
dc.titleLutas na Educação Física escolar: relação entre conteúdo, pedagogia e currículopt
dc.title.alternativeLos deportes de combate en la Educación Física escolar: relación entre el contenido, la pedagogía y el currículoes
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz E. Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationFaculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz E. Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespFaculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofLecturas Educación Física y Deportes-
dc.identifier.lattes6026760351434205-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.