Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135303
Título: 
O design inserido no vestuário infantil: um estudo sobre as roupas com conceitos lúdicos de aprendizagem
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
ISSN: 
2179-7374
Resumo: 
  • Among the current trends for children’s clothing is clothing that may contribute to the development and children’s learning through interaction with their clothes. For child interaction / clothes from occurring, this dress is appropriate the knowledge of design, which assist in its construction. Thus, this study seeks to investigate design principles that can be adopted for production of clothing that can assist in the development of children, showing how notions of education can be incorporated into costumes, studying the relationships and interactions between design, fashion and education. The study addresses this garment from the perspective of design, so as to provide insights that could contribute to the creation of the pieces. To that end, we developed a theoretical framework that sought to show the infant universe, communication, clothing and design. According to the methodological procedures for the work, there was a case study in ten private schools in Bauru-sp in order to obtain data on experiences with children about their preferences, attitudes and ways of reasoning child’s world.
  • Dentre as tendências atuais para as roupas infantis encontra-se o vestuário que pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizado das crianças por meio da interação com suas roupas. Para que a interação criança/roupa ocorra, esse vestuário deve se apropriar dos conhecimentos do design, que auxiliam na sua construção. Desta forma, esse estudo busca investigar os princípios do design que podem ser adotados para a produção dessas roupas, mostrando como noções de educação podem ser incorporadas aos trajes, estudando as relações e interações entre o design, moda e a educação. O estudo aborda este vestuário sob a perspectiva do design, para assim levantar informações que possam contribuir com a criação das peças. Para tanto, foi elaborado um referencial teórico que procurou mostrar o universo infantil, a comunicação, vestuário e design. De acordo com os procedimentos metodológicos adotados para o trabalho, realizou-se um estudo de caso em dez escolas particulares da cidade de Bauru-sp, a fim de obter dados referentes a vivencia com crianças, sobre as preferências, atitudes e formas de raciocínio do mundo infantil.
Data de publicação: 
2013
Citação: 
Educação Gráfica, v. 17, n. 1, p. 133-152, 2013.
Duração: 
133-152
Palavras-chaves: 
  • Design
  • Fashion design
  • Children’s clothing
  • Design
  • Design de moda
  • Vestuário infantil
Fonte: 
http://www.educacaografica.inf.br/artigos/o-design-inserido-no-vestuario-infantil-um-estudo-sobre-as-roupas-com-conceitos-ludicos-de-aprendizagem
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso restrito
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135303
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.