Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135314
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rebechi Júnior, Arlindo | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T13:00:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:32:23Z | - |
dc.date.available | 2016-03-02T13:00:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:32:23Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier | http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/8781 | - |
dc.identifier.citation | Contemporanea, v. 11, n. 3, p. 522-534, 2013. | - |
dc.identifier.issn | 1809-9386 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/135314 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135314 | - |
dc.description.abstract | In the early 1960s, after his experience as a film critic in the Jornal da Bahia, the young Glauber Rocha began his collaboration in the Suplemento Artes e Letras of Diário de Notícias in Salvador. Inserting itself the symbolic disputes in defense of a film art of authentic Brazilian nuance, the activity of the critic Glauber Rocha represents a voice that demarcates the internal tensions of the field of cinema in Bahia and outlines, in the form of genesis, his most famous manifesto, “An esthetic of hunger” (1965). For this analysis were focused mainly two critics: “Experiência ‘Barravento’: confissão sem moldura”, published December 25-26, 1960, and “Luz Atlântica, 1962”, published in December 31, 1961. | en |
dc.description.abstract | Depois de atuar como crítico de cinema no Jornal da Bahia, em Salvador, o jovem Glauber Rocha inicia, no início dos anos 1960, sua colaboração no Suplemento Artes e Letras, do Diário de Notícias da capital soteropolitana. Inserindo-se nas disputas simbólicas em defesa de uma arte cinematográfica de autêntica nuança brasileira, a atividade deste crítico mostra-se como uma voz que demarca as tensões internas do campo cinematográfico baiano e esboça, ainda que em forma de gênese e em linhas gerais, o que mais tarde Glauber realizaria como seu manifesto mais famoso e de repercussão internacional, “Uma estética da fome”, de 1965. Para a análise, foram focalizadas neste artigo, sobretudo, as seguintes críticas cinematográficas do suplemento do Diário: “Experiência ‘Barravento’: confissão sem moldura”, de 25-26 de dezembro de 1960, e “Luz Atlântica, 1962”, publicada em 31 de dezembro de 1961. | pt |
dc.format.extent | 522-534 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Glauber Rocha | en |
dc.subject | Film criticism | en |
dc.subject | Peripheral cinema | en |
dc.subject | Glauber Rocha | pt |
dc.subject | Crítica de cinema | pt |
dc.subject | Cinema periférico | pt |
dc.title | Glauber Rocha e a crítica de cinema no Diário de Notícias: periferia e resistência | pt |
dc.title.alternative | Glauber rocha and film criticism in diário de notícias: periphery and resistance | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências Humanas, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências Humanas, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | - |
dc.relation.ispartof | Contemporanea | - |
dc.identifier.lattes | 9099551717009000 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.