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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135337
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCasadei, Eliza Bachega-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:00:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:32:26Z-
dc.date.available2016-03-02T13:00:44Z-
dc.date.available2016-10-25T21:32:26Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/muspop/article/view/46-
dc.identifier.citationMúsica Popular em Revista, ano 1, v. 2, p. 197-214, 2013.-
dc.identifier.issn2316-7858-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135337-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135337-
dc.description.abstractThe Riot Grrrl movement started in mid-90s and it consists of girls who use rock as a tool of feminist political struggle. Besides using music as a central element of political identity, this movement is also characterized by the formation of an alternative public sphere (formed by fanzines, blogs and e-zines) that functions both as a way to spread their music and as identification trigger mechanism in relation to their political causes. The aim of this article is to study the instruments that these feminists bands - that deviate from the traditional feminist political movements - use to create identification with their audience, especially from an empirical research of e-zines published by these bands and from the communicative action of their leaders in social networks. It is possible to note that, despite other identification mechanisms, testimonies works as a socialization link which marks the alternative public sphere composed by publications made by Riot Grrrls. The testimony serves as a powerful arranger of collective identities, since it is presupposed in the recognition of a world in common, allocating identity as performative action.en
dc.description.abstractO movimento Riot Grrrl surgiu em meados dos anos 90 e é constituído por garotas que usam o rock como instrumento da luta política feminista. Além de utilizar a música como elemento identitário e político central, esse movimento também é caracterizado pela constituição de uma esfera pública alternativa (formada por fanzines, blogs e e-zines) que funciona tanto como um modo de divulgar as suas músicas quanto como disparadores de mecanismos de identificação em relação às suas causas políticas. O objetivo do presente trabalho é estudar os instrumentos que estas bandas feministas que se afastam dos movimentos políticos feministas tradicionais utilizam para criar identificação com o seu público, principalmente a partir de uma pesquisa empírica dos e-zines publicados por estas bandas e pela ação comunicativa de suas líderes nas redes sociais. É possível notar que, a despeito de outros mecanismos de identificação, é o testemunho que funciona como elo de sociabilização que marca a esfera pública alternativa composta pelas publicações feitas pelas Riot Grrrls. O testemunho funciona como um poderoso agenciador das identidades coletivas, uma vez que está pressuposto no reconhecimento de um mundo em comum, alocando a identidade enquanto ato performativo.pt
dc.format.extent197-214-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectRocken
dc.subjectIdentitiesen
dc.subjectPolitical struggleen
dc.subjectFeminismen
dc.subjectAlternative public sphereen
dc.subjectRockpt
dc.subjectIdentidadespt
dc.subjectLuta políticapt
dc.subjectFeminismopt
dc.subjectEsfera pública alternativapt
dc.titleO Punk não é só para o seu Namorado: esfera pública alternativa, processos de identificação e testemunho na cena musical Riot Grrrlpt
dc.title.alternativePunk is not just for your boyfriend: alternative public sphere, identification procedures and testimonies in the Riot Grrrl music sceneen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofMúsica Popular em Revista-
dc.identifier.lattes6547895943001454-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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