You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampos, Thaís Emília de-
dc.contributor.authorSilva, Kelly Cristina dos Santos-
dc.contributor.authorLuvizotto, Caroline Kraus-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:00:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:32:30Z-
dc.date.available2016-03-02T13:00:50Z-
dc.date.available2016-10-25T21:32:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5747/ch.2013.v10.nesp.000586-
dc.identifier.citationColloquium Humanarum, v. 10, n. especial, p. 1283-1290, 2013.-
dc.identifier.issn1809-8207-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135360-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135360-
dc.description.abstractAo iniciarmos nossa atuação numa Secretaria de Educação nos Setores de Psicologia e Psicopedagogia notamos que as práticas enfatizavam avaliação e diagnósticos dos alunos para encaminhamentos médico. Para as escolas da rede, o trabalho da equipe multidisciplinar era uma ponte para os serviços de saúde, bem como representavam o acesso a profissionais que poderiam medicar. Neste sentido, este estudo teve como objetivo refletir, a partir da atuação dos membros das equipes escolares e professores, sobre os entraves nos processos de ensino aprendizagem, buscando, especificamente, descentralizar o foco no aluno e promover um olhar mais amplo para as queixas escolares, que possa contemplar as relações que se estabelecem nas instituições. O estudo baseou-se em uma pesquisa-ação e a análise seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa. Por meio de nossas intervenções nas escolas percebemos o quanto os diagnósticos médicos são valorizadas pelos profissionais da educação e como estes são utilizados com justificativas para o fracasso escolar.pt
dc.format.extent1283-1290-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt
dc.subjectQueixas escolarespt
dc.subjectEquipe multidisciplinarpt
dc.subjectFracasso escolarpt
dc.subjectDiagnósticos médicospt
dc.titleQueixa escolar: uma nova proposta de avaliaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade do Oeste Paulista (UNOESTE)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofColloquium Humanarum-
dc.identifier.lattes2273673575861970-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.