Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135361
Título: 
Futuros Matemáticos e suas concepções sobre o conhecimento matemático e seu ensino
Título alternativo: 
Future mathematicians and their conceptions of the mathematical knowledge and its teaching and learning
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1983-3156
Resumo: 
  • Taking referential theoretical conceptions of mathematical knowledge present in some of the main mathematics philosophical currents and considering that the teacher´s practice is influenced by his conception of mathematical knowledge, this research aims to understand the conceptions of mathematical knowledge and its teaching and learning teaching of future mathematicians. It follows a qualitative approach (case study) in which the data were collected by semi-structured interviews and document analysis. This investigation has pointed out that Mathematics together with Mathematics Teaching (or part of this: on the didactic and pedagogical knowledge of how to teach) could be important to formation of the future mathematician, who will probably teach in a college or university.
  • Neste trabalho busca-se compreender as concepções de conhecimento, ensino e aprendizagem de matemática de futuros matemáticos. Para tal, apresentamos concepções de conhecimento matemático vigentes em algumas das principais correntes filosóficas da matemática, uma vez que se considera que a prática do professor de matemática sofre influência da forma esse concebe o saber matemática. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, estudo de caso, e foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Através desta pesquisa, indica-se que o Bacharelado agregado à Licenciatura (ou à parte desta: referente aos conhecimentos didático-pedagógicos de como ensinar) poderia favorecer uma formação mais adequada ao futuro matemático.
Data de publicação: 
2013
Citação: 
Educação Matemática Pesquisa, v. 15, p. 147-178, 2013.
Duração: 
147-178
Palavras-chaves: 
  • Mathematics knowledge
  • Mathematics teaching and learning
  • Mathematics degree
  • Conhecimento matemático
  • Ensino eaprendizagem de matemática
  • Bacharelado em matemática
Fonte: 
http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7058
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso restrito
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135361
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.