You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, Nair Correia Salgado de-
dc.contributor.authorBetti, Mauro-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:02:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:32:35Z-
dc.date.available2016-03-02T13:02:36Z-
dc.date.available2016-10-25T21:32:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.3189-
dc.identifier.citationNuances, v. 25, n. 2, p. 291-310, 2014.-
dc.identifier.issn2236-0441-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135405-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135405-
dc.description.abstractThis paper discusses methodological issues in educational research with young children. It approaches qualitative ethnographic research, highlighting participant observation as one of the most appropriate strategies for research developed in schools for children in the first two years of basic education, in other words, students between six and seven years old. It is suggested that ethnographic research and participant observation can diminish the differences between observer (adult) and observed (kids), when considering the peer culture in childhood , allowing the researcher to insert itself in a more properly way on a cultural reality of a given group. Furthermore, it is necessary to respect ethical principles, consider the specificities of young children and use various strategies to generate empirical data in order to enable them to participate more actively in educational research in which the object of study is childhood. Thus, young children could be recognized as producers of knowledge and subject of the investigative process.en
dc.description.abstractEste trabajo analiza cuestiones metodológicas en la investigación educativa con niños pequeños. Discute la investigación etnográfica cualitativa, destacando la observación participante como una de las estrategias más adecuadas para la investigación en las escuelas que atienden a niños en los dos primeros años de la educación básica, es decir, estudiantes de entre seis y siete años de edad. Se sugiere que la observación participante y la investigación etnográfica puede disminuir las diferencias entre los observadores (adultos) y observadas (niños), al considerar la cultura de iguales en la infancia, lo que permite al investigador para insertarse más adecuadamente la realidad cultural, un grupo dado. Por otra parte, tenemos que respetar los principios éticos, teniendo en cuenta las peculiaridades de los niños de esta edad y el uso de diversas estrategias para generar datos empíricos, para que puedan participar más activamente en la investigación educativa cuyo objeto de estudio de la infancia. Llegamos a la conclusión de que, de esta manera, se puede contribuir a que los niños pequeños son reconocidos como productores de conocimiento y objeto del proceso de investigación.es
dc.description.abstractEsse artigo problematiza questões metodológicas nas pesquisas educacionais realizadas com crianças pequenas. Aborda a pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, destacando a observação participante como uma das estratégias mais adequadas para pesquisas realizadas em escolas que atendem crianças nos dois anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, alunos entre seis e sete anos de idade. Sugere-se que a pesquisa de caráter etnográfico e a observação participante podem diminuir as diferenças existentes entre observador (adulto) e observado (crianças), ao considerar a cultura de pares na infância, possibilitando que o pesquisador insira-se com mais propriedade a realidade cultural de um determinado grupo. Além disso, é preciso respeitar princípios éticos, considerar as especificidades das crianças dessa faixa etária e utilizar várias estratégias para a geração de dados empíricos, de modo a possibilitar-lhes participação mais ativa nas pesquisas educacionais que tem como objeto de estudo a infância. Conclui-se que, dessa forma, seria possível contribuir para que as crianças pequenas sejam reconhecidas como produtoras de conhecimento e sujeitos do processo investigativo.pt
dc.format.extent291-310-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectChildrenen
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectParticipant observationen
dc.subjectNiñoses
dc.subjectEtnografíaes
dc.subjectObservación participantees
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectEtnografiapt
dc.subjectObservação participantept
dc.titlePesquisa etnográfica com crianças: caminhos teórico-metodológicospt
dc.title.alternativeEthnographic research with children: theoretical and methodological pathsen
dc.title.alternativeEtnográfica investigación con niños: camiños teórico y metodológicoes
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.identifier.doi10.14572/nuances.v25i2.3189-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-0441-2014-25-02-291-310.pdf-
dc.relation.ispartofNuances-
dc.identifier.lattes6026760351434205-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.