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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135488
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dc.contributor.authorSerrano, Bruno-
dc.contributor.authorGobbo Júnior, José Alcides-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:03:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:32:47Z-
dc.date.available2016-03-02T13:03:01Z-
dc.date.available2016-10-25T21:32:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1145-
dc.identifier.citationGEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 9, n. 1, p. 101-113, 2014.-
dc.identifier.issn1984-2430-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135488-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135488-
dc.description.abstractThis article aims to identify patterns in the organization of innovation network by mapping the network inventors of a cosmetics company and identifying ways to promote innovation capacity through interconnectivity. The research was conducted through case study methods, and, for this, inventors mappings were made, based on the records of patents previously surveyed, taking into consideration the linkage (internal or external) of each inventor with the company and also the amount of patent citations. It was identified higher hierarchy in networks with the presence of collaborators externals to the company as well as a possible higher technological content, since the amount of citations was higher compared to other networks. It is verified, finally, that inventors mappings (although a patent is not the only measuring factor of innovation) can identify key features to help a better management of innovation.en
dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de identificar padrões na organização da rede de inovação, através de mapeamentos de redes de inventores de uma empresa de cosméticos, além de identificar formas de promover a capacidade de inovação por meio da interconectividade. A execução da pesquisa foi realizada por meio de métodos de estudo de casos, e, para isso, foram feitos mapeamentos de inventores, com base nos registros de patentes pesquisados previamente, levando-se em consideração o vínculo (interno ou externo) com a empresa de cada inventor e também a quantidade de citações da patente. Foi identificada maior hierarquia nas redes com a presença de colaboradores externos à empresa, bem como um possível maior teor tecnológico, já que a quantidade de citações foi superior às de outras redes. Verifica-se, por fim, que um mapeamento de inventores (apesar de patente não ser o único fator de medida de inovação) pode identificar características importantes para auxiliar uma melhor gestão da inovação.pt
dc.format.extent101-113-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectInnovationen
dc.subjectInnovation networksen
dc.subjectNetworks analysisen
dc.subjectInovaçãopt
dc.subjectRedes de inovaçãopt
dc.subjectAnálise de redespt
dc.titleRedes de inovação: mapeamento de inventores de patentes em uma empresa do setor de cosméticospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.identifier.doi10.15675/gepros.v0i1.1145-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1984-2430-2014-09-01-101-113.pdf-
dc.relation.ispartofGEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas-
dc.identifier.lattes0061672297029647-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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