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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135529
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dc.contributor.authorMonteiro Júnior, Francisco Narion-
dc.contributor.authorCarvalho, Washington Luiz Pacheco de-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:03:10Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:32:53Z-
dc.date.available2016-03-02T13:03:10Z-
dc.date.available2016-10-25T21:32:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/article/view/4388-
dc.identifier.citationZetetike, v. 22, n. 42, p. 151-180, 2014.-
dc.identifier.issn0104-4877-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135529-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135529-
dc.description.abstractThe teaching of acoustics has been characterized by a banking model that little contributes to the ideal training of citizens capable of understanding and acting to improve their environment soundscapes. Equally distant from the world of sound and musical culture, audio technology and acoustic environment, it is disconnected from the ever-increasing effort to raise awareness on hearing and sound education, as defended by the Canadian educator Prof. Raymond Murray Schafer. In order to provide elements for reflection on how Mathematics can be itself a language to compete in a sound education, we developed, in a dialogical and problematizing method applied to the technological and cultural world, one further research and teaching with Math students of UNEMAT in Barra do Bugres. This study pointed to the feasibility of educating consciences capable of of improving their acoustic environment, modifying the landscapes where we live, under our responsibility.en
dc.description.abstractO ensino de acústica tem se caracterizado por um modo bancário que pouco contribui para o ideal de formação de cidadãos capazes de entender e atuar na melhoria das paisagens sonoras dos ambientes nos quais convivem. Igualmente distante do mundo da cultura sonora e musical, da tecnologia de áudio e do ambiente acústico, em nada se alinha com o esforço cada vez mais crescente de sensibilização da escuta e da educação sonora, protagonizado pelo educador canadense Prof. Raymond Murray Schafer. No intuito de trazer elementos para a reflexão em torno de como a matemática pode constituir-se enquanto linguagem a concorrer para a educação sonora, desenvolvemos, num modo dialógico problematizador do mundo tecnológico e cultural, uma ação de pesquisa e ensino com licenciandos em matemática da UNEMAT de Barra do Bugres que apontou para a viabilidade da formação de consciências que se coloquem a serviço da melhoria dos ambientes acústicos, na modificação das paisagens nas quais vivemos e que somos corresponsáveis. No presente artigo, apresentamos uma das atividades desenvolvidas durante a pesquisa.pt
dc.format.extent151-180-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectSound educationen
dc.subjectScienceen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectCultureen
dc.subjectPaulo Freireen
dc.subjectEducação sonorapt
dc.subjectCiênciaspt
dc.subjectTecnologiapt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectPaulo Freirept
dc.titleSensibilização da audição e educação sonora nos exercícios de limpeza de ouvidos: uma incursão na Educação Matemáticapt
dc.title.alternativeAwareness of Hearing and Sound Education in ear cleaning exercises: a foray into Mathematics educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Federal Rural de Pernambuco.-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN0104-4877-2014-22-42-151-180.pdf-
dc.relation.ispartofZetetike-
dc.identifier.lattes4152572965541626-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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