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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135632
Título: 
Emergência de relações condicionais com sentenças afirmativas e negativas por sobreposição de palavras
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0188-8145
Resumo: 
A construção de sentenças envolve a produção de estruturas sintaticamente corretas e pode envolver produtividade de novas sentenças,a partir de recombinações de palavras diretamente ensinadas. O objetivo do estudo foi verificar o efeito do ensino de sequências de duas palavras com sobreposição sobre a emergência de sentenças afirmativas e negativas; posteriormente verificou o efeito do estabelecimento do controle condicional por cores sobre a leitura recombinativa generalizada de sentenças nas formas afirmativa e negativa. Participaram seis crianças com histórico de fracasso escolar, de ambos os sexos. Como estímulos foram adotadas seis sentenças de ensino (três afirmativas e três negativas) e quatro de generalização recombinativa (duas afirmativas e duas negativas), e respectivas sentenças ditadas e figuras. O procedimento consistiu nas fases de ensino de sentenças com sobreposição e testes de construção; fases de ensino de discriminações condicionais com a construção de sentenças afirmativas na presença da cor verde e negativas na presença da cor vermelha; testes de leitura recombinativa com oito novas sentenças; e testes de compreensão de leitura pela relação entre figura e sentença impressa. Nos testes de leitura recombinativa, quatro participantes construíram corretamente sete das oito novas sentenças e os demais, seis. Nos testes de compreensão I, quatro participantes obtiveram 100% e dois 80% de acerto. Nos testes de compreensão II, três crianças obtiveram desempenho de 100%, duas acima de 60% e uma 40%. Os resultados sugerem que o procedimento de ensino de sentenças por sobreposição de palavras foi eficiente no auxílio da aquisição de repertório verbal, relativo à construção de frases e leitura com compreensão de sentença nessa população.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
Acta Comportamentalia, v. 22, n. 4, p. 404-424, 2014.
Duração: 
404-424
Palavras-chaves: 
  • Controle de estímulos
  • Discriminação condicional
  • Classes sintáticas
  • Sobreposição de palavras
  • Sentenças
Fonte: 
http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/48982
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso restrito
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135632
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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