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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAssis, Grauben José Alves de-
dc.contributor.authorMotta, Carla Mendes-
dc.contributor.authorVerdu, Ana Claudia Moreira Almeida-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:03:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:33:07Z-
dc.date.available2016-03-02T13:03:37Z-
dc.date.available2016-10-25T21:33:07Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/48982-
dc.identifier.citationActa Comportamentalia, v. 22, n. 4, p. 404-424, 2014.-
dc.identifier.issn0188-8145-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135632-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135632-
dc.description.abstractA construção de sentenças envolve a produção de estruturas sintaticamente corretas e pode envolver produtividade de novas sentenças,a partir de recombinações de palavras diretamente ensinadas. O objetivo do estudo foi verificar o efeito do ensino de sequências de duas palavras com sobreposição sobre a emergência de sentenças afirmativas e negativas; posteriormente verificou o efeito do estabelecimento do controle condicional por cores sobre a leitura recombinativa generalizada de sentenças nas formas afirmativa e negativa. Participaram seis crianças com histórico de fracasso escolar, de ambos os sexos. Como estímulos foram adotadas seis sentenças de ensino (três afirmativas e três negativas) e quatro de generalização recombinativa (duas afirmativas e duas negativas), e respectivas sentenças ditadas e figuras. O procedimento consistiu nas fases de ensino de sentenças com sobreposição e testes de construção; fases de ensino de discriminações condicionais com a construção de sentenças afirmativas na presença da cor verde e negativas na presença da cor vermelha; testes de leitura recombinativa com oito novas sentenças; e testes de compreensão de leitura pela relação entre figura e sentença impressa. Nos testes de leitura recombinativa, quatro participantes construíram corretamente sete das oito novas sentenças e os demais, seis. Nos testes de compreensão I, quatro participantes obtiveram 100% e dois 80% de acerto. Nos testes de compreensão II, três crianças obtiveram desempenho de 100%, duas acima de 60% e uma 40%. Os resultados sugerem que o procedimento de ensino de sentenças por sobreposição de palavras foi eficiente no auxílio da aquisição de repertório verbal, relativo à construção de frases e leitura com compreensão de sentença nessa população.pt
dc.format.extent404-424-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectControle de estímulospt
dc.subjectDiscriminação condicionalpt
dc.subjectClasses sintáticaspt
dc.subjectSobreposição de palavraspt
dc.subjectSentençaspt
dc.titleEmergência de relações condicionais com sentenças afirmativas e negativas por sobreposição de palavraspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Edmundo Carrijo Coube s/n, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Edmundo Carrijo Coube s/n, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofActa Comportamentalia-
dc.identifier.lattes3777028853675653-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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