Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135632
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Assis, Grauben José Alves de | - |
dc.contributor.author | Motta, Carla Mendes | - |
dc.contributor.author | Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T13:03:37Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:33:07Z | - |
dc.date.available | 2016-03-02T13:03:37Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:33:07Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/48982 | - |
dc.identifier.citation | Acta Comportamentalia, v. 22, n. 4, p. 404-424, 2014. | - |
dc.identifier.issn | 0188-8145 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/135632 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135632 | - |
dc.description.abstract | A construção de sentenças envolve a produção de estruturas sintaticamente corretas e pode envolver produtividade de novas sentenças,a partir de recombinações de palavras diretamente ensinadas. O objetivo do estudo foi verificar o efeito do ensino de sequências de duas palavras com sobreposição sobre a emergência de sentenças afirmativas e negativas; posteriormente verificou o efeito do estabelecimento do controle condicional por cores sobre a leitura recombinativa generalizada de sentenças nas formas afirmativa e negativa. Participaram seis crianças com histórico de fracasso escolar, de ambos os sexos. Como estímulos foram adotadas seis sentenças de ensino (três afirmativas e três negativas) e quatro de generalização recombinativa (duas afirmativas e duas negativas), e respectivas sentenças ditadas e figuras. O procedimento consistiu nas fases de ensino de sentenças com sobreposição e testes de construção; fases de ensino de discriminações condicionais com a construção de sentenças afirmativas na presença da cor verde e negativas na presença da cor vermelha; testes de leitura recombinativa com oito novas sentenças; e testes de compreensão de leitura pela relação entre figura e sentença impressa. Nos testes de leitura recombinativa, quatro participantes construíram corretamente sete das oito novas sentenças e os demais, seis. Nos testes de compreensão I, quatro participantes obtiveram 100% e dois 80% de acerto. Nos testes de compreensão II, três crianças obtiveram desempenho de 100%, duas acima de 60% e uma 40%. Os resultados sugerem que o procedimento de ensino de sentenças por sobreposição de palavras foi eficiente no auxílio da aquisição de repertório verbal, relativo à construção de frases e leitura com compreensão de sentença nessa população. | pt |
dc.format.extent | 404-424 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Controle de estímulos | pt |
dc.subject | Discriminação condicional | pt |
dc.subject | Classes sintáticas | pt |
dc.subject | Sobreposição de palavras | pt |
dc.subject | Sentenças | pt |
dc.title | Emergência de relações condicionais com sentenças afirmativas e negativas por sobreposição de palavras | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Edmundo Carrijo Coube s/n, CEP 17033-360, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Edmundo Carrijo Coube s/n, CEP 17033-360, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | - |
dc.relation.ispartof | Acta Comportamentalia | - |
dc.identifier.lattes | 3777028853675653 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.