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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135634
Title: 
O impacto da depressão para as interações sociais de universitários
Other Titles: 
  • The impact of depression for social interactions of college students
  • El impacto de la depresión para las interacciones sociales para los estudiantes universitarios
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1808-4281
Abstract: 
  • Studies have shown that aversive conditions at the university may have great influence on academic achievement and the development of psychiatric disorders such as depression. In university context, social relations have been investigated over the years, but are scarce publications relating mental health and social skills. Thus, this paper compared a group of college students with a clinical depression with a group without clinical depression for the consequences and feelings that differents responses of social skills may have in social interactions with various interlocutors. A total of 128 students participated, 64 for clinical depression and 64 non-clinical. Questionário de Avaliação de Comportamentos e Contextos para Universitários – QHC – Universitários, Inventário de Fobia Social (Mini-Spin), Inventário de Depressão de Beck (BDI) and Entrevista clínica estruturada para o DSM-IV (SCID-I) were applied. The data were analyzed by test t of Student. The results show that students with depression have a great difficulty about the social skills regardless of which require more or less assertion and general way for all social interactions, either family, friends, roommate and partner.
  • Estudos têm demonstrado que condições aversivas na universidade podem ter grande influência no aproveitamento acadêmico e no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, como a depressão. Nesse contexto universitário, as interações sociais têm sido alvo de investigações ao longo dos anos, mas são escassas publicações referentes a habilidades sociais e saúde mental. Assim, o presente artigo comparou um grupo de estudantes universitários clínico com um não clínico para depressão em relação às consequências e sentimentos que diferentes respostas de habilidades sociais podem ter em interações sociais com diversos interlocutores. Participaram 128 estudantes, sendo 64 clínicos para depressão e 64 não clínicos. Foram aplicados os Questionários de Avaliação de Comportamentos e Contextos para Universitários (QHC – Universitários), Inventário de Fobia Social (Mini-Spin), Inventário de Depressão de Beck (BDI) e Entrevista clínica estruturada para o DSM-IV (SCID-I). Os dados foram analisados a partir do teste t de Student. Os resultados atestam que os universitários com depressão apresentam importante déficit quanto ao repertório de habilidades sociais independente das interações sociais estabelecidas com diferentes interlocutores, seja com familiares, amigos, colegas de república ou namorados.
Issue Date: 
2014
Citation: 
Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 14, n. 2, p. 429-452, 2014.
Time Duration: 
429-452
Keywords: 
  • Depression
  • Academics
  • Social skills
  • Mental health
  • Depresión
  • Universitarios
  • Habilidades sociales
  • Salud mental
  • Depressão
  • Universitários
  • Habilidades sociais
  • Saúde mental
Source: 
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/12649/9823#n*
URI: 
Access Rights: 
Acesso restrito
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/135634
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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