You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135634
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turini-
dc.contributor.authorGuerra, Bárbara Trevizan-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:03:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:33:07Z-
dc.date.available2016-03-02T13:03:37Z-
dc.date.available2016-10-25T21:33:07Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/12649/9823#n*-
dc.identifier.citationEstudos e Pesquisas em Psicologia, v. 14, n. 2, p. 429-452, 2014.-
dc.identifier.issn1808-4281-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135634-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135634-
dc.description.abstractStudies have shown that aversive conditions at the university may have great influence on academic achievement and the development of psychiatric disorders such as depression. In university context, social relations have been investigated over the years, but are scarce publications relating mental health and social skills. Thus, this paper compared a group of college students with a clinical depression with a group without clinical depression for the consequences and feelings that differents responses of social skills may have in social interactions with various interlocutors. A total of 128 students participated, 64 for clinical depression and 64 non-clinical. Questionário de Avaliação de Comportamentos e Contextos para Universitários – QHC – Universitários, Inventário de Fobia Social (Mini-Spin), Inventário de Depressão de Beck (BDI) and Entrevista clínica estruturada para o DSM-IV (SCID-I) were applied. The data were analyzed by test t of Student. The results show that students with depression have a great difficulty about the social skills regardless of which require more or less assertion and general way for all social interactions, either family, friends, roommate and partner.en
dc.description.abstractEstudos têm demonstrado que condições aversivas na universidade podem ter grande influência no aproveitamento acadêmico e no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, como a depressão. Nesse contexto universitário, as interações sociais têm sido alvo de investigações ao longo dos anos, mas são escassas publicações referentes a habilidades sociais e saúde mental. Assim, o presente artigo comparou um grupo de estudantes universitários clínico com um não clínico para depressão em relação às consequências e sentimentos que diferentes respostas de habilidades sociais podem ter em interações sociais com diversos interlocutores. Participaram 128 estudantes, sendo 64 clínicos para depressão e 64 não clínicos. Foram aplicados os Questionários de Avaliação de Comportamentos e Contextos para Universitários (QHC – Universitários), Inventário de Fobia Social (Mini-Spin), Inventário de Depressão de Beck (BDI) e Entrevista clínica estruturada para o DSM-IV (SCID-I). Os dados foram analisados a partir do teste t de Student. Os resultados atestam que os universitários com depressão apresentam importante déficit quanto ao repertório de habilidades sociais independente das interações sociais estabelecidas com diferentes interlocutores, seja com familiares, amigos, colegas de república ou namorados.pt
dc.format.extent429-452-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectDepressionen
dc.subjectAcademicsen
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectMental healthen
dc.subjectDepresiónes
dc.subjectUniversitarioses
dc.subjectHabilidades socialeses
dc.subjectSalud mentales
dc.subjectDepressãopt
dc.subjectUniversitáriospt
dc.subjectHabilidades sociaispt
dc.subjectSaúde mentalpt
dc.titleO impacto da depressão para as interações sociais de universitáriospt
dc.title.alternativeThe impact of depression for social interactions of college studentsen
dc.title.alternativeEl impacto de la depresión para las interacciones sociales para los estudiantes universitarioses
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofEstudos e Pesquisas em Psicologia-
dc.identifier.lattes7204239102184728-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.