You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPantaleão, Lucas Farinelli-
dc.contributor.authorPinheiro, Olimpio José-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:03:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:33:09Z-
dc.date.available2016-03-02T13:03:41Z-
dc.date.available2016-10-25T21:33:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://rbeg.net/#-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Expressão Gráfica, v. 2, n. 1, p. 76-100, 2014.-
dc.identifier.issn2318-7492-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135648-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135648-
dc.description.abstractThis is a theoretical paper that seeks to work, through interrelations, concepts relating to contemporary aesthetics in parallel to phenomenon of perception. It begins with the aesthetic interaction between content and form in order to trace the development of perceptionexpression interaction, inserted into the mutual action of its physical and psychical aspects "through behind" a thinking mind. In order to generalize such interaction to reality itself as a natural and evolutionary cycle, we start from the analysis of perception of more complex organic beings, endowed with consciousness, to extend the question to the simplest organic beings, as even to inorganics. It is based upon principles of equilibrium and unity in diversity to highlight a historical fact that it seems undeniable: that man evolves and this evolution, their perception clears, while that is particularized your experience and aesthetic judgment. Having in the art, the activity can boost an evolution more profound while pleasurable.en
dc.description.abstractTrata-se de um ensaio teórico que procura trabalhar, através de inter-relações, conceitos referentes à estética contemporânea em paralelo ao fenômeno da percepção. Inicia-se com a interação estética entre conteúdo e forma, a fim de traçar o desenvolvimento da interação percepção-expressão, inserida na ação mútua de seus aspectos físicos e psíquicos “por detrás” de uma mente pensante. Com o objetivo de generalizar tal interação à realidade em si como ciclo natural e evolutivo, parte-se da análise da percepção dos seres orgânicos mais complexos, dotados de consciência, para estender a questão tanto aos seres orgânicos mais simples, como até mesmo aos inorgânicos. Fundamenta-se nos princípios do equilíbrio e da unidade na diversidade para pôr em evidência um fato histórico que parece inegável: que o homem evolui e, nesta evolução, sua percepção se apura, ao passo em que se particulariza sua experiência e seu juízo estético. Neste contexto tem na arte, a atividade capaz de impulsionar uma evolução mais profunda e ao mesmo tempo prazerosa.pt
dc.format.extent76-100-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectAestheticsen
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectExpressionen
dc.subjectEvolutionen
dc.subjectNatureen
dc.subjectEstéticapt
dc.subjectPercepçãopt
dc.subjectExpressãopt
dc.subjectEvoluçãopt
dc.subjectNaturezapt
dc.titleConteúdo e forma, percepção e expressão: o ciclo estético de evolução da naturezapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Artes e Representação Gráfica, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Expressão Gráfica-
dc.identifier.lattes5459937078079140-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.