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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135672
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Mila Gibran-
dc.contributor.authorLeoni, Juliene Navas-
dc.contributor.authorJugend, Daniel-
dc.contributor.authorSilva, Sergio Luiz da-
dc.contributor.authorSalgado, Manoel Henrique-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:03:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:33:13Z-
dc.date.available2016-03-02T13:03:58Z-
dc.date.available2016-10-25T21:33:13Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1704-
dc.identifier.citationRevista Produção Online, v. 14, n. 3, p. 1151-1170, 2014.-
dc.identifier.issn1676-1901-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135672-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135672-
dc.description.abstractDecision making in product portfolio is a relevant aspect, not only to the good performance of product development, but also to support in the process of business strategy. This article has the objective to present and analyze the main methods for decision making in product portfolio used by large and medium enterprises that operate in Brazil, in electronic, optical and computer sectors. A survey research was conducted in a sample of 40 companies. It was noted, that most of these companies, especially the middle sized companies, followed an informal pattern for decision-making in product portfolio, which is guided, mainly, by the perception of senior management. Among the employed formal methods, financial, market research and mapping methods are the most present in the surveyed sectors.en
dc.description.abstractA tomada de decisão em portfólio de produtos é aspecto relevante, não apenas para o bom desempenho do desenvolvimento de produtos, mas também para auxiliar no processo da estratégia de negócio. Este artigo possui o objetivo de apresentar e analisar os principais métodos para a tomada de decisão em portfólio de produtos adotados por grandes e médias empresas, que atuam no Brasil, nos setores eletrônicos, óptico e de informática. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey em uma amostra de 40 empresas. Notou-se que grande parte dessas, especialmente as de médio porte, segue um padrão informal para a tomada de decisão em portfólio de produtos e, que são guiadas, sobretudo, pela percepção da alta administração. Dentre os métodos formais empregados, os financeiros, de pesquisa de mercado e de mapeamento são os mais presentes nos setores estudados.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent1151-1170-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectProcess of product developmenten
dc.subjectProduct portfolio managementen
dc.subjectMethods for decision makingen
dc.subjectSurvey researchen
dc.subjectElectronic, optical and computing companiesen
dc.subjectProcesso de desenvolvimento de produtospt
dc.subjectGestão de portfólio de produtospt
dc.subjectMétodos para a tomada de decisãopt
dc.subjectPesquisa tipo surveypt
dc.subjectEmpresas dos setores eletrônicos, óptico e de informáticapt
dc.titleMétodos para a tomada de decisão em portfólio de produtos: um levantamento em empresas dos setores eletrônico, óptico e de informáticapt
dc.title.alternativeMethods for decision making in product portfolio: a survey at electronic, optical and computing companiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCAR)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, Av. Luiz Edmundo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, Av. Luiz Edmundo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil-
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2011/51596-5-
dc.identifier.doi10.14488/1676-1901.v14i3.1704-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofRevista Produção Online-
dc.identifier.lattes8207092389931188-
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