You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima Filho, Álvaro de Araújo Ferreira-
dc.contributor.authorBueno, Daniele Aparecida-
dc.contributor.authorCarneiro, Giselle Sampaio-
dc.contributor.authorMatias, Paloma de Fatima Carvalhar-
dc.contributor.authorGalvão, Patrícia de Souza Martins-
dc.contributor.authorPorém, Maria Eugênia-
dc.date.accessioned2016-03-02T13:04:02Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:33:15Z-
dc.date.available2016-03-02T13:04:02Z-
dc.date.available2016-10-25T21:33:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unigran.br/mercado/paginas/edicoes/6/artigo8.php-
dc.identifier.citationComunicação & Mercado - Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN, v. 3, n. 6, p. 111-125, 2014.-
dc.identifier.issn2316-3992-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135691-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/135691-
dc.description.abstractEl fenómeno de la globalización está directamente relacionado a la expansión de mercados. Éstos no conocen fronteras e impactan la vida en todas las sociedades alrededor del mundo. En ese contexto, quedan fragilizados los que tienen menos poder de compra o poder tecnológico. Para sobrevivir a esta tendencia, comunidades se estructuran de modo a promover el desarrollo económico local. Son, así, conjugados esfuerzos por intermedio de planeamientos que involucran y estimulan la participación de actores locales. Una de las metodologías que se ha mostrado eficiente para un proyecto participativo es la PACA, acrónimo de Participatory Appraisal of Competitive Advantage. Este estudio busca presentar y reflexionar, por medio de una investigación bibliográfica, la posible intersección entre planeamiento participativo y las Relaciones Públicas, resaltando para tal, la metodología PACA. En resumen, la metodología PACA exige el establecimiento de un efectivo relacionamiento entre las personas y organizaciones involucradas para lograr sus objetivos. Es una técnica de planeamiento participativo que conduce al desarrollo económico local por promover la sinergia de actores de la comunidad. Como resultado de la investigación fue posible identificar que las actividades que dan soporte a la metodología PACA son intrínsecamente relacionadas a las actividades de Relaciones Públicas, a medida que es función primaria de estos profesionales el uso de destrezas educacionales y comunicacionales para promover el establecimiento de relacionamiento entre individuos con organizaciones, instituciones y entidades.es
dc.description.abstractO fenômeno da globalização está intimamente ligado à expansão de mercados. Estes não conhecem fronteiras e impactam a vida em todas as sociedades ao redor do mundo. Neste contexto, ficam fragilizados os que têm menos poder aquisitivo ou tecnológico. Para sobreviver a esta tendência, comunidades se estruturam de modo a promover o desenvolvimento econômico local. São, assim, conjugados esforços por intermédio de planejamentos que envolvem e estimulam a participação de atores locais. Uma das metodologias que têm se mostrado eficiente para um projeto participativo é a PACA, acrônimo de Participatory Appraisal of Competitive Advantage. Este estudo busca apresentar e refletir, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a possível intersecção entre o planejamento participativo e as Relações Públicas, ressaltando para tanto, a metodologia PACA. Em resumo, a metodologia PACA exige o estabelecimento de um efetivo relacionamento entre as pessoas e organizações envolvidas para atingir seus objetivos. É uma técnica de planejamento participativo que conduz ao desenvolvimento econômico local por instigar a sinergia de atores da comunidade. Como resultado da pesquisa foi possível identificar que as atividades que dão suporte à metodologia PACA são intrinsecamente relacionadas às atividades de Relações Públicas, na medida em que é função primária destes profissionais o uso de competências educacionais e comunicacionais para promover o estabelecimento do relacionamento entre indivíduos com organizações, instituições e entidades.pt
dc.format.extent111-125-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectParticipatory Appraisal of Competitive Advantage (PACA)en
dc.subjectPlaneamiento participativoes
dc.subjectRelaciones públicases
dc.subjectPlanejamento participativopt
dc.subjectRelações públicaspt
dc.titlePlanejamento participativo e sua intersecção com as relações públicas: reflexões sobre a metodologia PACApt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, São Paulo, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, São Paulo, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofComunicação & Mercado - Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN-
dc.identifier.lattes6720570473720358-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.