You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]-
dc.contributor.authorAzevedo, Patrícia Cralcev-
dc.date.accessioned2016-03-07T19:20:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:33:59Z-
dc.date.available2016-03-07T19:20:51Z-
dc.date.available2016-10-25T21:33:59Z-
dc.date.issued2014-11-28-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Patrícia Cralcev. As representações sociais dos diretores das escolas estaduais da diretoria de ensino de Presidente Prudente - SP sobre o seu papel e sobre a escola pública. 2014. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136013-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136013-
dc.description.abstractThis report, integrated with the research line Public Policy, Scholastic Organization and Tutors Education from the Postgraduate Program in Education of FCT-UNESP - Campus of Presidente Prudent-SP, aimed to analyze the social representation which the principals teachers of state schools of the Directorate of Education from Presidente Prudente have over the public schools and about their purpose. Thereby, the following questions sought to be answered: Who are the principals teachers of states schools of the Directorate of Education from Presidente Prudente? How these principals teachers understand their roles? What are the difficulties encountered in the conduct of their roles? This research had a qualitative approach and used as a methodological procedure the bibliographical and the documentary research. The development of this study was based on the theory of social representations of Serge Moscovici. The participants in this research were 35 school principals teachers. The data collected was based on a questionnaire involving word evocation, direct and indirect questions. For data analysis, the software's SPSS and EVOC were used, as well as the content analysis. Thorough the data analysis it is possible to perceive the school principals profile, to identify their social representations about the principal teacher, the public schools today, the today's student and about the today's teacher. The survey results verified that the school principal teacher is overwhelmed with responsibilities to be done inside the school and this professional does not have a positive social representation regarding the aspects that permeate the public school. It was also possible to list the major difficulties encountered in carrying out their functions as principals teachers, which have corroborate to the evoked social representationsen
dc.description.abstractEste trabalho, vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT-UNESP - Campus de Presidente Prudente-SP, faz parte de uma pesquisa maior, e teve por objetivo analisar as representações sociais que os diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente têm sobre a escola pública e sobre o seu papel. Para tanto, procurou-se responder às seguintes indagações: quem são os diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente? Como esses diretores compreendem seu papel? Quais as dificuldades encontradas no desempenho do seu papel? Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental. Apoiamo-nos, para o desenvolvimento deste estudo, na teoria das representações sociais de Serge Moscovici. Os sujeitos participantes foram 35 diretores escolares. Os dados foram coletados através de um questionário envolvendo evocação de palavras, questões fechadas e abertas. Para análise dos dados utilizamos os softwares SPSS e o EVOC, bem como a análise de conteúdo. Através dos dados pudemos conhecer o perfil dos diretores escolares, identificar suas representações sociais sobre o diretor, a escola pública de hoje, o aluno de hoje, e professor de hoje. Os resultados da pesquisa constataram que o diretor escolar encontra-se sobrecarregado de tarefas a serem realizadas no interior da escola e que este profissional não possui uma representação social positiva em relação aos aspectos que perpassam a escola pública. Também foi possível elencar as maiores dificuldades encontradas no desempenho da sua função como diretor escolar, que vêm confirmar as representações sociais evocadaspt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent161 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectRepresentações sociaispt
dc.subjectDiretores escolarespt
dc.subjectEscolas públicaspt
dc.subjectEducationpt
dc.titleAs representações sociais dos diretores das escolas estaduais da diretoria de ensino de Presidente Prudente - SP sobre o seu papel e sobre a escola públicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/04-02-2016/000857561.pdf-
dc.identifier.aleph000857561-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.