You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]-
dc.contributor.authorGouveia Júnior, Sérgio Augusto-
dc.date.accessioned2016-03-07T19:20:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:33:59Z-
dc.date.available2016-03-07T19:20:53Z-
dc.date.available2016-10-25T21:33:59Z-
dc.date.issued2015-09-17-
dc.identifier.citationGOUVEIA JÚNIOR, Sérgio Augusto. Jovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aula. 2015. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136017-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136017-
dc.description.abstractThis research was carried out with the Post-graduation Program in Education from Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP - Presidente Prudente Campus, within the Reseach Line: Formative Processes, childhood and youth. The investigation was conducted in a public high school in the city of Presidente Prudente and was motived by reports from teachers, parents, principals and the media that pointed out adolescents do not like attending classes. The main aim of this research was to investigate the relationships between these students and their classrooms in order to verify if they really do not enjoy what they experience inside these areas. To answer this question, the theoretical reference was based on the Youth Sociology, in which the authors refer to the high school in its contemporary context. Considering it, adolescents are understood as diverse and active subjects, and youth is not seen as a troublesome stage of life, but as a social category which has its differences when compared to others. In order to get the results, the research employed qualitative methods, having as main data the checking interviews with the focal group and the closed questionnaires...en
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP - Campus de Presidente Prudente, vinculada à Linha de Pesquisa: Processos formativos, infância e juventude. A investigação foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio na cidade de Presidente Prudente e foi motivada por ser comum a escuta, em falas de diversos professores, pais, diretores e de grandes meios de comunicação a afirmação de que jovens não gostam da sala de aula. O objetivo central da pesquisa foi investigar as relações dos jovens alunos com o espaço sala de aula a fim de verificar se, de fato, eles não apreciam aquilo que vivenciam dentro dele. Para responder a essa problemática, o referencial teórico desta pesquisa apoiou-se principalmente na Sociologia da Juventude, em autores que abordam o contexto contemporâneo e o Ensino Médio nele inserido. Nesta perspectiva, os jovens são compreendidos como sujeitos diversos e ativos, e a juventude não é vista como uma fase de vida problemática, mas uma categoria social que revela diferenças em relação a outras categorias. Para o alcance dos resultados, a metodologia adotada foi de natureza qualitativa, tendo o grupo focal, as entrevistas de verificação e os questionários fechados como principais suportes para coleta de dados. Destacamos, entre os resultados alcançados, que as impressões do senso-comum sobre a relação entre os jovens alunos e a escola pouco correspondem com aquilo que foi levantado: a maioria dos jovens alunos entrevistados gostam do que fazem em sala de aula e não deixariam de frequentar a escola, mesmo que ela não fosse uma obrigação imposta pelo Estado...pt
dc.format.extent191 f. : graf.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectSociologiapt
dc.subjectJuventudept
dc.subjectEducationpt
dc.titleJovens alunos no Ensino Médio e suas relações com a sala de aulapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/04-02-2016/000857553.pdf-
dc.identifier.aleph000857553-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.