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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136160
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Hirao, Hélio [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Miyazaki, Vitor Koiti [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Finati, Gabriela Iassia | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-08T12:50:51Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:34:19Z | - |
dc.date.available | 2016-03-08T12:50:51Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:34:19Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
dc.identifier.citation | FINATI, Gabriela Iassia. Reabilitação do Patrimônio Ferroviário de Birigui - SP. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/136160 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136160 | - |
dc.description.abstract | Birigui nasceu e se expandiu a partir da Estrada de Ferro do Noroeste do Brasil. Esta permitiu que o município não fosse somente um posto de parada, mas sim um núcleo urbano. Além disso, foi essencial para o traçado urbano, visto que as ruas e quadras foram feitas paralelas a linha férrea. No entanto, atualmente, o local que deu início a cidade, não mais possui vestígios históricos, visto que sua primeira estação ferroviária foi demolida para a construção de uma nova a 1,7 km de distância. Tal demolição ocorreu devido uma modificação necessária do traçado da linha férrea. Percebe-se, portanto, que parte do patrimônio ferroviário de Birigui foi demolido, e outra parte encontra-se inutilizada, constituindo um vazio urbano em meio a malha urbana. Dar atenção a esses elementos históricos e ao contexto atual em que Birigui se encontra são essenciais para a elaboração de um projeto de reabilitação de seu conjunto ferroviário. A proposta busca a elaboração de espaços públicos coerentes às necessidades da população do bairro e do município. Além disso, trata-se de reintegrar esse espaço ao desenho da malha urbana, de modo a não ser visto mais como uma cicatriz ou um espaço obscuro, mas sim como um espaço de convivência e permanência dos moradores, assim como de preservação histórica | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Arquitetura | pt |
dc.subject | Propriedade pública | pt |
dc.subject | Espaços publicos - Birigui (SP) | pt |
dc.title | Reabilitação do Patrimônio Ferroviário de Birigui - SP | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-02-25/000858086.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000858086 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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