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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136255
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dc.contributor.advisorSogabe, Milton Terumitsu [UNESP]-
dc.contributor.authorGazana, Cleber-
dc.date.accessioned2016-03-14T22:39:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:34:31Z-
dc.date.available2016-03-14T22:39:59Z-
dc.date.available2016-10-25T21:34:31Z-
dc.date.issued2016-02-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136255-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136255-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo constatar a possibilidade e potencialidade estética por meio do uso do erro digital e de usos não projetados dos dispositivos técnicos e softwares na Glitch Art. Por ser um tema quase inédito, foi importante explicar o significado dos termos tilt, bug, failure, fault, error e mistake em relação ao campo técnico e artístico da Glitch Art, à sua prática e a nossa experiência, assim como a definição do termo glitch e de seu uso como designação deste recente gênero artístico. Seguiu-se para a investigação de suas bases fundamentais, classificações, características visuais, procedimentos artísticos, relação com o passado da arte, seus artistas visuais mais expressivos e sua aplicação para além da arte digital. Para tanto, este trabalho apoiou-se, principalmente, nos pensamentos de Moradi, Manon, Temkin e Menkman nos aspectos exclusivos da Glitch Art. Por fim, de modo teórico-prático, resultou a criação da obra Decode, de minha autoria, onde se dialogou e se experienciou as teorias e os procedimentos aqui discutidos.pt
dc.description.abstractThis research aims to verify the possibility and aesthetic potential through the use of digital error and not designed uses of technical devices and software in Glitch Art. For being an almost unheard subject, it was important to explain the meaning of tilt, bug, failure, fault, error and mistake terms in relation to the technical and artistic field of Glitch Art, its practice and our experience as well the definition of glitch term and its use as designation of this recent artistic genre. We proceed to the investigation of its fundamental basis, classifications, visual characteristics, artistic procedures, relationship with the past of art, its more expressive visual artists and its application beyond the digital art. Therefore, this research grounds on mainly thoughts of Moradi, Manon, Temkin, and Menkman in exclusive aspects of Glitch Art. Finally, with theoretical and practical way has resulted in the creation of my own work Decode, where was connected and experienced the theories and procedures discussed herein.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.subjectErro digitalpt
dc.subjectEstética do erropt
dc.subjectFalha digitalpt
dc.subjectGlitch Artpt
dc.subjectProcedimento artísticopt
dc.subjectDigital erroren
dc.subjectAesthetics of the erroren
dc.subjectDigital failureen
dc.subjectArtistic procedureen
dc.titleGlitch Art: uso do erro digital como procedimento artístico e possibilidade estéticapt
dc.title.alternativeGlitch Art: using digital error as artistic procedure and aesthetic possibilityen
dc.typeoutropt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.identifier.aleph000866508pt
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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