Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136320
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Volpin, Gizeli Beatriz Camilo | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-21T18:07:40Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:34:39Z | - |
dc.date.available | 2016-03-21T18:07:40Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:34:39Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/136320 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136320 | - |
dc.description.abstract | A ação de planejar o ensino é parte fundamental no trabalho do professor. É uma ação que requer tempo e disponibilidade do profissional, visto que é neste momento que o professor define a sua metodologia de trabalho, escolhe os conteúdos, visualiza as condições e os meios adequados para a realização da sua atividade. Considerando a importância desta ação por ser ela uma mediação intencional no trabalho do professor – principalmente no processo de alfabetização de crianças de seis anos do primeiro ano do ensino fundamental – este estudo teve por objetivo investigar como o processo de planejamento vem ocorrendo no ambiente escolar, apresentar os seus problemas e discutir possibilidades para a elaboração de um plano de ensino mais intencional. A reflexão teórica fundamentou-se em autores marxistas, especialmente na Teoria da Atividade de A. N. Leontiev, a fim de indicar uma perspectiva crítica quanto ao sentido e o significado do planejamento no trabalho do professor. A metodologia aplicada procurou se pautar em uma abordagem dialética e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário, diário de pesquisa e intervenções com grupo de discussão formado por professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental, em uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram analisados com base nas categorias trabalho e atividade, às quais levaram a conclusão de que a alienação – decorrente da separação entre o sentido e o significado – traz implicações que comprometem o ensino à medida que impedem ações de planejar que levem a uma prática transformadora, pois os motivos que cada professor apresenta na sua atividade definem o sentido que certamente influencia no resultado da atividade. Deste modo, buscou-se com este trabalho apontar alguns aspectos da alienação na ação de planejar para que, ao serem compreendidos, sejam repensados pelos professores para um fazer pedagógico crítico condizente com o significado histórico social do trabalho educativo. | pt |
dc.description.abstract | Teaching planning is a fundamental part in the teacher‟s work. It is an action that requires the professional‟s time and availability, since it is at this moment that the teacher defines his/her work methodology, chooses the contexts, visualizes the conditions and the adequate means for their activity achievement. Considering the importance of this action, because it is an intentional mediation in the teacher‟s work – mainly in the process of six year old children‟s literacy of the elementary school first year – the aim of this study was to investigate how the planning process has happened at the school environment, present its problems and discuss possibilities for the elaboration of a functional and meaningful teaching plan. The theoretical reflexion was based on Marxist authors, mainly in the A.N. Leontiev‟s Activity Theory in order to indicate a critical perspective as the sense and meaning in the teacher‟s work planning. The applied methodology ried to be based on a dialectical approach and the data collection was done by means of a questionnaire, research diary, interventions with a discussion group formed by teacher of the first year of elementary school in a city of São Paulo state. The data were analyzed based on the work and activity categories which came to a conclusion that the alienation – due to the separation between the sense and the meaning – brings implications that compromise teaching as they prevent actions off planning which leads to a meaningful practice because the reasons that each teacher presents in his/her activity defines the sense that certainly influences in the activity results. That way, with this work, it was attempted to point some aspects of the alienation in the planning action so that when understood, they are thought over by the teachers to make a critical pedagogic consistent whit the historic social meaning of the educational work. | en |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.subject | Trabalho do professor | pt |
dc.subject | Planejamento do ensino | pt |
dc.subject | Sentido e significado | pt |
dc.subject | Teacher's work | en |
dc.subject | Teaching planning | en |
dc.subject | Sense and meaning | en |
dc.title | O significado e o sentido do planejamento no trabalho do professor: uma análise crítica a partir da teoria da atividade de A. N. Leontiev | pt |
dc.title.alternative | The meaning and sense of planning in the teacher’s work: a critical analysis from the theory of A. N. Leontiev’s activity | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | pt |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.aleph | 000865394 | pt |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.