You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTorres, Julio César [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Luciana Pegoraro Francisco de Mello e-
dc.date.accessioned2016-03-22T14:49:15Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:34:42Z-
dc.date.available2016-03-22T14:49:15Z-
dc.date.available2016-10-25T21:34:42Z-
dc.date.issued2016-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136355-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136355-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo investigar as políticas de avaliação externa e seus desdobramentos para a gestão escolar. No contexto recente de formulação e implementação de políticas públicas de educação no Brasil, destaca-se a relevância em se problematizar aquilo que é prescrito e, portanto, institucionalizado, em relação ao que ocorre na realidade concreta das escolas, ou seja, o efetivamente implementado. Para este trabalho, especificamente, foi utilizado o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) de cinco escolas do sistema público estadual de ensino de São Paulo. Pretendeu-se analisar de que maneira esses resultados são apropriados pelos gestores escolares. Instituídos pela política educacional como indicadores que aferem a qualidade do ensino e da aprendizagem, consequentemente, são colocados como intervenções da política de avaliação externa num contexto de reforma do Estado, que tem privilegiado a ideia de publicização dos resultados da escola como garantia da accountability, responsabilizando gestores, professores e alunos pelos resultados alcançados e atrelando-se esses resultados a prêmios, bonificações e punições. Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Para o aprofundamento da análise, foi desenvolvida, também, uma pesquisa junto a gestores escolares por meio de entrevistas semiestruturadas. Pretende-se, com os resultados desta pesquisa, problematizar a realidade educacional a partir dos pressupostos e contradições das políticas de avaliação educacional e de gestão escolar, sobretudo no que concerne aos resultados educacionais evidenciados por esses instrumentos implementados pela política paulista de educação.pt
dc.description.abstractThis research purposed to investigate external evaluation of policies and their consequences for school management. In the formulation of context and implementation of public policies on education in the recent Brazil, stands out the relevance in questioning what is prescribed and therefore institutionalized, in relation to what actually occurs in the concrete reality of schools, ie effectively implemented. For this work, specifically, will be used to evaluate the SARESP (School Performance Evaluation System of the State of São Paulo) and the results of IDESP (Development Index of the São Paulo State Education) five schools in the state public system teaching of. It is intended to analyze how these results are appropriate for school managers. Established by educational policy as indicators measuring the quality of teaching and learning are therefore placed as interventions of external evaluation policy in the context of state reform that has focused on the idea of publicizing the school's results as a guarantee of accountability and the accountability of managers, teachers and students for the results achieved, these are tying-results for prizes, bonuses and punishments. This is a bibliographic and documentary nature research. For further analysis, it will be developed also a survey of school managers through semi-structured interviews. The aim of this search question the educational reality from the assumptions and contradictions of educational evaluation and school management policies, especially with regard to educational results shown by the instruments implemented by the São Paulo political education.en
dc.description.sponsorshipSecretaria de Estado da Educação/SPpt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.subjectPolíticas Públicas de Educaçãopt
dc.subjectAvaliação Educacionalpt
dc.subjectGestão Escolarpt
dc.subjectSARESP/IDESPpt
dc.subjectQualidade do Ensinopt
dc.subjectPublic Education Policiesen
dc.subjectEducational Evaluationen
dc.subjectSchool Managementen
dc.subjectSARESP / IDESPen
dc.subjectQuality of Teachingen
dc.titlePolíticas de avaliação e gestão escolar: pressupostos e contradiçõespt
dc.title.alternativeEvaluation policies and school management: assumptions and contradictionsen
dc.typeoutropt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.identifier.aleph000866551pt
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.