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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136488
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cunha, Cenira Maria Lupinacci da [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Aguilar, Ramon Lucato de | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T17:53:04Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:35:08Z | - |
dc.date.available | 2016-04-01T17:53:04Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:35:08Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | AGUILAR, Ramon Lucato de. Subsídios geomorfológicos para a avaliação da sensibilidade ambiental ao óleo: o caso do baixo curso do rio Tietê (SP). 2015. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/136488 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136488 | - |
dc.description.abstract | This paper proposes the mapping and analysis of geomorphological features in an stretch from the valley bottom of the Tiete river, between the urban core of Anhembi (SP) and the confluence with the Piracicaba river, Botucatu (SP). Then each feature was associated with one Environmental Oil Sensitivity Index (SAO) to be infered the possibles responses of each one on hidrocarbon spills, directing mitigation teams regarding the choice of priority sectors and postpones sectors during containment accions and the pollutant removal. For these proposes it was proceeded the visual interpretation of features based on satellite images obtained by the HRG - SPOT 5 system and on topographic maps made by IBGE. The cut is 5 justified, as this stretch of the Tietê river runs through one of the most dynamic and developed regions of the country, that passed, in the last decades, through an intense process of urbanization and modernization in agriculture, being crossed by roads, railways and pipelines; lying near several urban regions and having large areas of the basin occupied by mechanized agriculture (especially sugar cane), subjecting the river to potential accidents involving oil spill. The largest element of vulnerability, however, comes from the heavy boat traffic in the course of the river under focus, that is part of the main brazilian waterway (Tiete - Parana Waterway). Lastly, this study sought to examine the effects of increased regional base level on the stretch after installation, downstream, of the Barra Bonita Hydroeletric Plant | en |
dc.description.abstract | Este trabalho propôs-se ao mapeamento e análise das feições geomorfológicas do trecho do fundo de vale do rio Tietê entre a área urbana de Anhembi (SP) e a confluência com o Rio Piracicaba no município de Botucatu (SP). Posteriormente cada feição foi associada a um índice de Sensibilidade Ambiental ao Óleo (SAO) para que fossem inferidas as possíveis respostas de cada feição de origem fluvial a derramamentos de hidrocarbonetos, orientando as equipes mitigadoras em relação à escolha de setores prioritários e setores preteríveis durante as ações de contenção do poluente e sua remoção. Para tanto procedeu-se à interpretação visual das feições com base em imagens orbitais obtidas pelo sistema HRG - SPOT 5 e em cartas topográficas levantadas pelo IBGE. O recorte justifica-se, pois este trecho do Rio Tietê perpassa uma das regiões mais dinâmicas e desenvolvidas do país, a qual passou, nas últimas décadas, por um intenso processo de urbanização e modernização na agricultura, sendo atravessada por rodovias, ferrovias e oleodutos; encontrando-se próxima a diversas regiões urbanas e possuindo extensas áreas de sua bacia ocupadas por agricultura mecanizada (especialmente cana-de-açúcar), sujeitando o rio a potenciais acidentes envolvendo derramamento de óleo. O maior elemento de vulnerabilidade, entretanto, advém do tráfego intenso de embarcações no próprio curso de rio sob enfoque, o qual é parte do principal sistema hidroviário brasileiro (Hidrovia Tietê - Paraná). Por fim, este trabalho procurou analisar os efeitos da elevação do nível de base regional sobre o trecho após a instalação, a jusante, da Usina Hidrelétrica de Barra Bonita | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 56 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Geomorfologia - Brasil | pt |
dc.subject | Cartografia | pt |
dc.subject | Mapeamento geomorfologico | pt |
dc.subject | Cartas de sensibilidade ambiental a derramamentos de óleo | pt |
dc.subject | Tiete, Rio (SP) | pt |
dc.title | Subsídios geomorfológicos para a avaliação da sensibilidade ambiental ao óleo: o caso do baixo curso do rio Tietê (SP) | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2012/18022-8 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-11/000858895.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000858895 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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