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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136497
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bertagna, Regiane Helena [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Aline Cristiane | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T17:53:13Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:35:10Z | - |
dc.date.available | 2016-04-01T17:53:13Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:35:10Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Aline Cristiane. Progressão continuada ou promoção automática?: possíveis compreensões a partir da experiência do Estado de São Paulo. 2015. 132 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/136497 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136497 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tratou sobre o regime de progressão continuada, que foi implantado na rede pública de ensino do Estado de São Paulo em 1998, a partir da Deliberação do Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) nº 09/1997, que pretendia uma reorganização escolar com a mudança do sistema seriado para a estruturação em ciclos.Criando assim novas formas de avaliação dos alunos e ainda, com a intenção de diminuir o fluxo da evasão escolar, abrir novas vagas, desonerar os cofres públicos, superar a fragmentação do currículo do ensino organizado em séries, entre outras demandas. Por meio de investigação qualitativa, levantamento bibliográfico e pesquisa documental,examinou-seo proposto com a implantação do regime de progressão continuada e dos ciclos no Estado de São Paulo e como ocorria a prática de promoção/aprovação automática dos alunos. Levantou-seos aspectos históricos e políticos relacionados a esta política pública educacional brasileira, indicando os inúmeros obstáculos enfrentados pelos professores e demais atores envolvidos nessa proposta, que se pretendeu progressista e includente, mas que, como podese perceber, uma vez que muitas das intenções estabelecidas na legislação não foram asseguradas, levou ao insucesso do regime de progressão continuada e da organização do ensino por ciclos no Estado Paulista, acarretando no Projeto de Lei nº 857/2015, que ainda se encontra em análise para posterior votação e indaga sobre a progressão continuada ter se transformado em promoção automática, na tentativa de destituí-la, com base nos resultados acerca da qualidade da educação básica das redes públicas do Estado de São Paulo, transparecidos, principalmente, a partir das avaliações externas e dos índices obtidos por elas | pt |
dc.format.extent | 132 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Avaliação educacional | pt |
dc.subject | Promoção (Escola) | pt |
dc.subject | Políticas públicas | pt |
dc.subject | Pesquisa bibliografica | pt |
dc.subject | Educação e Estado | pt |
dc.subject | São Paulo (Estado) | pt |
dc.title | Progressão continuada ou promoção automática?: possíveis compreensões a partir da experiência do Estado de São Paulo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860378.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000860378 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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