You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorStella, Florindo [UNESP]-
dc.contributor.authorBuoro, Larissa-
dc.date.accessioned2016-04-01T17:53:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:12Z-
dc.date.available2016-04-01T17:53:20Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBUORO, Larissa. Autismo: aspectos cognitivos, educacionais e neurobiológicos com base na análise dos livros Mundo singular: entenda o autismo e o Os gatos nunca mentem sobre o amor e na literatura especializada. 2015. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136514-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136514-
dc.description.abstractThe autism is a severe mental illness that involves psychological, social, educational and neurobiological aspects. The Education plays an important role in recovering, preserving and increasing the cognitive task of people with autism. There are several ways to observe a person with autism. Through the studying of cases, it is also possible to address issues of everyday life of the person with the illness, its cognitive issues and its obstacles of psychosocial involvement, as well as psychological aspects such as illness acknowledgement. Through specialized literature, it is possible to identify characteristics referring to the learning process and neurobiological components involved in the condition, such as brain activity disorder and genetic factors. The objectives of this paper are: from the analysis of two books: Unique World: comprehend the Autism (SILVA, A. B. B; GAIATO, M.B; REVELES, L.T) and The cats never lie about love (DILLON, J.), it is intended to describe cognitive and psychosocial aspects of the autism. Based on the specialized literature, the goal is to identify cognitive and neurobiological components in the illness. The methods that were used: analysis of the books Unique World: comprehend the Autism and The cats never lie about love to describe psychosocial and educational aspects of the autism; analysis of the specialized literature to identify clinical and neurobiological components of the illness, such as changes in brain activity, genetic factors or clinical evolution; and also details of the Education role in preserving the person with autism and his cognitive and emotional development. The study had the documentary research as reference for the methodological design, including book analysis and research in specialized literature. It is intended to deepen discussions about the Education roles related to the cognitive and neurobiological aspects of the autismen
dc.description.abstractO autismo é uma doença mental grave e que envolve aspectos psicológicos, sociais, educacionais e neurobiológicos. A Educação tem um papel importante no resgate, preservação e ampliação da atividade cognitiva do sujeito com autismo. Várias são as formas de se ver uma pessoa com autismo. Através da leitura de casos também é possível abordar questões da vida cotidiana do sujeito com a doença, seus problemas cognitivos e seus obstáculos de engajamento psicossocial, bem como, aspectos psicológicos como aceitação da doença. Através da literatura especializada, podem-se identificar aspectos referentes ao processo de aprendizagem e componentes neurobiológicos envolvidos no quadro, tais como, alterações da atividade cerebral e fatores genéticos. Os objetivos do trabalho são: A partir da análise de dois livros Mundo Singular: entenda o Autismo (SILVA, A. B. B; GAIATO, M.B; REVELES, L.T) e Os gatos nunca mentem sobre o amor (DILLON, J.) pretende-se caracterizar aspectos cognitivos e psicossociais do autismo; com base na literatura especializada, visa-se identificar componentes cognitivos e neurobiológicos da doença. Os métodos que foram utilizados: Análise dos livros Mundo Singular: entenda o Autismo e Os gatos nunca mentem sobre o amor para caracterização de aspectos psicossociais e educacionais do autismo; Análise da literatura especializada para identificação de componentes neurobiológicos e clínicos da doença, tais como, alterações da atividade cerebral, fatores genéticos e evolução clínica; e ainda caracterização do papel da Educação na preservação e desenvolvimento cognitivo e emocional do indivíduo com autismo. O estudo teve como referência para o desenho metodológico, a pesquisa documental - análise de livros e na literatura especializada. Pretendeu-se aprofundar as discussões sobre o papel da Educação relacionado aos aspectos cognitivos e neurobiológicos do autismopt
dc.format.extent55 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectAutismopt
dc.subjectCognição nas criançaspt
dc.subjectDistúrbios da cogniçãopt
dc.subjectAnálise documentáriapt
dc.titleAutismo: aspectos cognitivos, educacionais e neurobiológicos com base na análise dos livros Mundo singular: entenda o autismo e o Os gatos nunca mentem sobre o amor e na literatura especializadapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860127.pdf-
dc.identifier.aleph000860127-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.