You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136518
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatthiesen, Sara Quenzer [UNESP]-
dc.contributor.advisorGinciene, Guy [UNESP]-
dc.contributor.authorCamuci, Guilherme Correa-
dc.date.accessioned2016-04-01T17:53:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:13Z-
dc.date.available2016-04-01T17:53:21Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCAMUCI, Guilherme Correa. O jogo de videogame relacionado ao atletismo e suas possibilidades pedagógicas. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136518-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136518-
dc.description.abstractSabe-se que o atletismo vem sendo pouco ensinado nas aulas de Educação Física das escolas brasileiras, dadas justificativas tais como: falta de materiais e de espaço, falta de interesse dos alunos ou o fato do professor não saber como ensiná-lo. Pensando em formas para motivar o ensino do atletismo na escola, verificamos a possibilidade de utilização de videogames, já que, desde os mais antigos, o atletismo tem aparecido com uma das modalidades esportivas que podem ser jogadas virtualmente. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi identificar os jogos de videogames relacionados ao atletismo, analisando, em um deles, isto é, no Kinect Sports (Xbox 360), as proximidades e distanciamentos em relação à modalidade esportiva oficial, a fim de se verificar suas possibilidades pedagógicas. A análise deste videogame revelou que este possui características que podem ajudar o professor no ensino do atletismo, já que aborda algumas de suas regras e movimentos específicos, particularmente, da corrida de velocidade, lançamento do dardo, salto em distância, lançamento do disco e corrida com barreiras. Entretanto, o videogame apresenta fragilidades em relação as características antes apontadas, as quais merecem ser realçadas pelo professor de Educação Física em suas aulas. Conclui-se, portanto, que são várias as possibilidades pedagógicas deste jogo de videogame para o ensino do atletismo em aulas de Educação Física, desde que haja uma apropriação devida por parte do professorpt
dc.format.extent38 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAtletismopt
dc.subjectVideo gamespt
dc.subjectJogos eletronicospt
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.titleO jogo de videogame relacionado ao atletismo e suas possibilidades pedagógicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859929.pdf-
dc.identifier.aleph000859929-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.