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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136543
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Osti, Andréia [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Tatiana Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T17:53:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:35:16Z | - |
dc.date.available | 2016-04-01T17:53:30Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:35:16Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Tatiana Andrade. O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica. 2015. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/136543 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136543 | - |
dc.description.abstract | This work's aim was to verify the contributions of educational games usage as a teaching resource in alphabetization and literacy process during elementary school initial years. For this, there was a bibliographical survey on the topic, identifying Brazilian publishing on articles, dissertations and theses over the last ten years and what were the possibilities to use this feature of offering a more meaningful and playful learning to students, ensuring their learning processes. The results indicate that, although there are several themes that address the game and learning, there is little published concerning game and literacy. Overall, it is possible to affirm that games are features that enable the learning of reading and writing in early literacy process. Therefore, it is reiterated that games constitute resources that enable learning in the early literacy process and constitutes in a different activity, which mobilizes the child in a playful dimension to learning | en |
dc.description.abstract | Este trabalho objetivou verificar quais as contribuições da utilização dos jogos pedagógicos, enquanto recurso didático, para o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, identificando publicações brasileiras de artigos, dissertações e teses nos últimos dez anos e quais as possibilidades do uso deste recurso no sentido de oferecer uma aprendizagem mais significativa e lúdica aos alunos, assegurando seus processos de aprendizagem. Os resultados indicam que, embora existam diversas temáticas que abordem a relação do jogo e a aprendizagem, há poucas publicações referentes ao jogo e à alfabetização. De modo geral, é possível afirmar que os jogos são recursos que possibilitam a aprendizagem da leitura e escrita no processo de alfabetização inicial. Sendo assim, reitera-se que os jogos constituem-se recursos que viabilizam a aprendizagem no processo de alfabetização inicial e que se constituem em uma atividade diferenciada, que mobiliza na criança a dimensão lúdica do aprender | pt |
dc.format.extent | 77 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Alfabetização | pt |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt |
dc.subject | Jogos | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.title | O jogo como recurso viabilizador da aprendizagem no processo de alfabetização na educação básica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860343.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000860343 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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