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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136558
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dc.contributor.advisorIaochite, Roberto Tadeu [UNESP]-
dc.contributor.advisorCosta Filho, Roraima Alves da [UNESP]-
dc.contributor.authorGross, Milena-
dc.date.accessioned2016-04-01T17:53:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:18Z-
dc.date.available2016-04-01T17:53:33Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGROSS, Milena. Mapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentares. 2015. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136558-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136558-
dc.description.abstractPesquisas apontam que 15% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos, são obesas. Os fatores indicados como responsáveis desse cenário são a má alimentação e a falta de exercício físico. Hábitos como alimentação saudável e prática de atividades físicas são, em sua maioria, constituídos na infância, principalmente em crianças com idade escolar e tendem a estender para a vida adulta. Considerando que as crianças passam mais de um terço de sua infância na escola, acredita-se que esse ambiente seja um facilitador para a mudança do comportamento saudável dos alunos. Este estudo tem por objetivo realizar um levantamento de pesquisas sobre aquisição de hábitos saudáveis na escola, mapeando a produção no campo da Educação Física, com ênfase em intervenções sobre atividade física e hábitos alimentares. Foi realizada uma revisão da produção de conhecimentos em teses e dissertações bem como da publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais publicados entre os anos de 2004 até 2014, com os seguintes descritores e variações destes: educação física, hábitos saudáveis, escola. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações, Banco de Teses da Capes e Bireme. Com resultado foram encontradas 27 teses e dissertações, sendo apenas sete pertencentes a Educação Física, das quais três apresentavam intervenção. Quanto aos artigos, entre os sete recuperados, apenas dois apresentam intervenções com interfaces nas aulas de Educação Física. Em termos de impacto, os resultados dessas intervenções variam de baixo à efetivo, sendo que apenas um dos trabalhos apresenta um resultado efetivamente positivo. Dessa forma pode-se perceber o baixo número de publicações sobre a temática na área da Educação Física, além da existência de barreiras para um resultado positivo nessas intervenções. As pesquisas apontaram mais barreiras que facilitadores...pt
dc.format.extent45 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectQualidade de vidapt
dc.subjectCrianças - Nutriçãopt
dc.subjectPesquisa bibliograficapt
dc.subjectHabitos alimentarespt
dc.subjectExercícios físicospt
dc.titleMapeamento de estudos brasileiros sobre hábitos saudáveis na escola: um recorte dos estudos sobre atividade física e hábitos alimentarespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859768.pdf-
dc.identifier.aleph000859768-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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