Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136562
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Inforsato, Natalia | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T17:53:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:35:18Z | - |
dc.date.available | 2016-04-01T17:53:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:35:18Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | INFORSATO, Natalia. A construção dos processos de sistematização em processos aritméticos da EJA: um estudo. 2015. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/136562 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136562 | - |
dc.description.abstract | A proposta deste estudo teve início a partir das dificuldades apresentadas na formalização e sistematização dos cálculos matemáticos, por um grupo de alunas da Educação de Jovens e Adultos, em uma Escola Municipal de Rio Claro- SP. A pesquisa, que ora proponho, visa entender a importância das experiências e vivencias trazidas por pessoas com baixa ou nenhuma escolaridade, para entendermos o porquê de fazerem cálculos mentais matemáticos com alguma facilidade e encontrarem grandes dificuldades na sistematização/ formalização desses cálculos e como os jogos lúdicos matemáticos podem ser considerados fundamentais nesse processo de formalização das contas. Essa dificuldade, muitas vezes, repercute em entraves na escolarização regular dessas pessoas. Para pensar nessa problemática inicialmente elegemos como referenciais e materiais teóricos autores como Danyluk, Freire, Fonseca, Vigotsky, entre outros; são estudiosos que vêm contribuindo para a compreensão dos referidos processos e da linguagem matemática. No que concerne às experiências, buscaremos aportes em Larrosa. Em continuidade, será organizado um estudo baseado em registros, documentos e relatos de um acompanhamento da estagiária de aulas de matemática em uma sala de EJA, do Programa Institucional de Iniciação a Docência- PIBID que vem acontecendo na cidade de Rio Claro- SP, desde o ano de 2010. Os procedimentos de análise nortear-se-ão, além dos autores citados acima, pela análise do material gerado por meio dos registros, obtidos em sala de aula, pautando-nos pelas categorias de codificação (BOGDAN & BIKLEN). Entendemos que levantar elementos e analisar essas dificuldades podem contribuir para a compreensão do processo de construção da cultura e linguagem matemática, por essas pessoas, podendo assim contribuir para um novo olhar sobre a educação matemática nesse segmento da educação | pt |
dc.format.extent | 44 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Aritmetica - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Educação de adultos | pt |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt |
dc.subject | Rio Claro (SP) | pt |
dc.title | A construção dos processos de sistematização em processos aritméticos da EJA: um estudo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860296.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000860296 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.