You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Afonso Antonio [UNESP]-
dc.contributor.authorLongo, Renan Acerbi-
dc.date.accessioned2016-04-01T17:53:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:19Z-
dc.date.available2016-04-01T17:53:36Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLONGO, Renan Acerbi. Influência das aulas de educação física na prática de atividades esportivas iniciais. 2015. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136567-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136567-
dc.description.abstractThe sports activities occupy a growing space in people's lives, especially children and youth. Taking into consideration that this practice is of paramount importance, especially in childhood, where the acquired habits influence in adulthood, this work aims to investigate the role of physical education classes in adherence of children to the practice of some activity sports. These are a dynamic process, and to realize it is necessary planning, making the practice is a pleasurable activity. Thus, an important point to note is the motivation, which depends on extrinsic and intrinsic factors. Another factor that may interfere in the sporting practices is the influence of parents on children. In this context, the contact sports can be used to gain the approval of parents and not for self-gratification, this being a way to get closer to distant parents. A point worth mentioning is the physical education, as this introduces and integrates the child's body / movement culture. Often child's first contact with the sport happens at school, leading us to the assumption that the physical education teachers at the school are responsible for the athletic student motivation, and we emphasize that the school motivational factors are very dependent on students' aspirations for that a particular motivational element can take effect. The technical and / or professional outside of school physical education also influence the child, as these can provide pleasure for the sport, being a connoisseur of motivational strategies. An important motivational aspect is friendship, as children use sports activities to make new friends and find your friends. In addition, some extrinsic factors can influence the practice, such as: win, work out, play, socializing, competition, fun, etc. The drop can be caused by various reasons, such as early specialization, participation in very specific competitions for which the child is not yet ready. In addition, other factors can be...en
dc.description.abstractA prática de atividades esportivas ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas, em especial crianças e jovens. Levando-se em consideração que essa prática é de suma importância, principalmente na infância, onde os hábitos adquiridos influenciarão na vida adulta, este trabalho tem o objetivo de investigar o papel das aulas de Educação Física Escolar na adesão de crianças à prática de alguma atividade esportiva. Estas são um processo dinâmico, e para realiza-lo é necessário planejamento, fazendo com que a prática seja uma atividade prazerosa. Assim, um ponto importante a se destacar é a motivação, a qual depende de fatores extrínsecos e intrínsecos. Outro fator que pode interferir nas práticas esportivas é a influência dos pais sobre as crianças. Nesse âmbito, o contato com o esporte pode ser usado para o ganho da aprovação dos pais e não pela satisfação própria, sendo essa uma maneira de se conseguir aproximação de pais distantes. Um ponto que merece destaque é a educação física escolar, pois esta introduz e integra a criança a cultura corporal/movimento. Frequentemente primeiro contato da criança com o esporte acontece na escola, levando-nos a premissa de que os professores de educação física na escola são responsáveis pela motivação esportiva do aluno, e destacamos que na escola os fatores motivacionais são muito dependentes das aspirações dos alunos para que um determinado elemento motivacional possa surtir efeito. O técnico e/ou profissional de educação física fora do ambiente escolar também influenciam a criança, pois estes podem proporcionar o prazer pelo esporte, sendo um conhecedor de estratégias motivacionais. Um aspecto motivacional importante é a amizade, visto que crianças utilizam a prática esportiva para fazer novas amizades e encontrar seus amigos. Além disso, alguns fatores extrínsecos podem influências a prática, entre eles: vencer, exercitar-se, brincar...pt
dc.format.extent47 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEsportes - Aspectos psicológicospt
dc.subjectExercícios físicos para criançaspt
dc.subjectEsportespt
dc.titleInfluência das aulas de educação física na prática de atividades esportivas iniciaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859739.pdf-
dc.identifier.aleph000859739-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.