You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBertagna, Regiane Helena [UNESP]-
dc.contributor.authorMessias, Amanda Caroline da Silva-
dc.date.accessioned2016-04-01T17:53:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:20Z-
dc.date.available2016-04-01T17:53:39Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMESSIAS, Amanda Caroline da Silva. A qualidade da educação infantil na produção científica nacional. 2015. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136577-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136577-
dc.description.abstractA educação infantil é caracterizada como a primeira etapa da educação básica no Brasil, que é destinada ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo um direito da criança, é um dever do Estado em ofertá-la, porém a questão acerca da oferta de uma educação de qualidade, ainda é uma questão incongruente no território brasileiro. Há documentos oficiais como Os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, caracterizado pelos próprios autores como um instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de educação infantil, que buscam indicar padrões para a garantia de qualidade, mesmo que de caráter mínimo, para a educação infantil. O objetivo deste trabalho é analisar e mapear dados obtidos por meio de levantamento de artigos científicos nacionais acerca da qualidade da educação infantil, artigos estes que foram selecionados a partir de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) avaliados como A1 no ano de 2014, a pesquisa analisará os artigos disponíveis apenas online que abordem a temática do estudo, com publicação no período de 2004 à 2014. Procurou-se averiguar a discussão realizada nos artigos sobre a temática do estudo, e compreender os principais aspectos relacionados à qualidade da oferta da educação segundo os artigos científicos selecionados, atentando-se para as discussões relacionadas às políticas de qualidade para a educação infantil; formação dos professores, a relação escola e pais, e a participação das crianças como forma para garantir melhor atendimento. Desta forma se evidencia poucos artigos que tratam da temática e para novos temas que emergem a serem trabalhados, para ampliar e qualificar o debate sobre uma educação infantil de real qualidade para as crianças brasileiraspt
dc.format.extent54 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação pre-escolarpt
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectPublicações cientificas - Brasil - 2004-2014pt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectPesquisa bibliograficapt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.titleA qualidade da educação infantil na produção científica nacionalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860379.pdf-
dc.identifier.aleph000860379-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.