Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136608
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rossi, Célia Regina [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Paula | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T17:53:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:35:25Z | - |
dc.date.available | 2016-04-01T17:53:48Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:35:25Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Ana Paula. O estado da arte em gênero - mulher - em educação no Estado de São Paulo. 2015. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/136608 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136608 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou identificar através de um estudo teórico e bibliográfico a construção da identidade de gênero - mulher - a partir de uma perspectiva da educação. O trabalho apoiou-se de uma abordagem qualitativa, com base em leituras de cunho acadêmico, que trouxeram e problematizaram o tema mulher, gênero e suas sexualidades. Para isso, fez-se a análise e compreensão de resumos de 10 (dez) teses do doutorado e 10 (dez) dissertações de mestrado retiradas do banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES -, nas quais foram defendidas nos últimos dez anos, no estado de São Paulo. Para tanto, após as averiguações das teses e dissertações, foi constatado a relação da educação para com o gênero feminino, assim como a construção dessa relação, quais são as complicações, implicações, e a importância da mulher na sociedade. Apesar dos avanços da inserção das mulheres na sociedade, ainda existem barreiras a serem ultrapassadas. Os estudos comprovam que apesar da crescente visibilidade do gênero feminino no mercado de trabalho, nas instituições escolares e em sua conquista na independência, casos de violência, baixo salário comparado aos homens, preconceito, misoginia e estereótipos, ainda estão vigentes atualmente. Quanto à educação, percebe-se que ainda há uma forte desvalorização para com a mulher, deixando-as de lado, minimizando o trabalho desenvolvido nas escolas, rebaixamento em conhecimentos acadêmicos da área de exatas e, ainda, uma forte luta para a conquista de direitos negados | pt |
dc.format.extent | 50 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Mulheres - Aspectos sociológicos | pt |
dc.subject | Mulheres - Identidade | pt |
dc.subject | Sexo | pt |
dc.subject | Pesquisa bibliografica | pt |
dc.subject | São Paulo (Estado) | pt |
dc.title | O estado da arte em gênero - mulher - em educação no Estado de São Paulo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860403.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000860403 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.