You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMialhe, Jorge [UNESP]-
dc.contributor.advisorVasques, Cristina Maria [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Mariane Angelica da-
dc.date.accessioned2016-04-01T17:53:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:28Z-
dc.date.available2016-04-01T17:53:55Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Mariane Angelica da. Um momento da história da educação brasileira cravado na literatura: as marcas dos mecanismos disciplinares na escola do final do século XIX, inscritas em O Ateneu, de Raul Pompéia. 2015. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136632-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136632-
dc.description.abstractHistoriography shows that the historical moment is inscribed in the culture of every time and place. Thus, it allows us to identify within the different modes of cultural production - therefore in the literature of a particular time, our research object - expressions of historical aspects. Furthermore, it is important that we know our own history, so that such knowledge help us to learn how to build, individually and collectively, more equitable societies. The objective of this bibliographic research nature was to identify historical aspects of the nineteenth century Brazilian education printed in O Ateneu (The Athenaeum), written in 1888 by Raul Pompéia. We sought for narrative passages that could reveal usual educational practices in the time context of our work in order to better understand a historical period that contributed to the establishment of our current educationen
dc.description.abstractA historiografia nos mostra que o momento histórico está gravado na produção cultural de cada tempo e lugar. Dessa forma, podemos identificar, na literatura - modo de produção cultural - de determinada época, expressões de aspectos históricos. Além disso, é importante que conheçamos a nossa própria História para que, de posse desse conhecimento, aprendamos a ser, individual e coletivamente, construtores de sociedades mais justas. Nosso objetivo, neste trabalho de pesquisa de cunho bibliográfico, foi o de identificar alguns aspectos históricos da Educação Brasileira do final do século XIX, impressos na obra O Ateneu, de Raul Pompéia, escrita em 1888. Buscamos passagens que revelassem as práticas educativas no contexto histórico da obra escolhida, de modo que pudéssemos compreender melhor um tempo histórico que contribuiu com a constituição da nossa Educação atualpt
dc.format.extent53 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPompeia, Raul 1863-1895pt
dc.subjectEducação - Historiapt
dc.subjectLiteratura brasileirapt
dc.subjectLiteratura - Historia e criticapt
dc.subjectHistoria na literaturapt
dc.titleUm momento da história da educação brasileira cravado na literatura: as marcas dos mecanismos disciplinares na escola do final do século XIX, inscritas em O Ateneu, de Raul Pompéiapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-15/000860291.pdf-
dc.identifier.aleph000860291-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.