You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136704
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamírez, María Dolores Aybar [UNESP]-
dc.contributor.authorGonzález Urrego, Alejandro-
dc.date.accessioned2016-04-01T17:54:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:35:37Z-
dc.date.available2016-04-01T17:54:52Z-
dc.date.available2016-10-25T21:35:37Z-
dc.date.issued2015-10-23-
dc.identifier.citationGONZÁLEZ URREGO, Alejandro. A construção do corpo de Evita no romance Santa Evita, de Tomás Eloy Martínez. 2015. 168 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136704-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/136704-
dc.description.abstractThis research proposes the analysis of Evita's body building in Tomás Eloy Martínez's novel, Santa Evita, focusing on the narrative decisive action based on the experiences retrieved from both, the alive and the embalmed Evita's body, present in this novel. The Argentine writer reconstructs it helped by different narrative elements, an alive body full of power, but also a dead body with an even greater power. Thus, the incidence of the body in Argentine history presented in the novel marks the social routes in body image of Evita to filter it through literature, the memories of witnesses who knew her at different times. The body construction is designed, in the novel, by the different narratives strategies that the author uses to achieve his purpose, therefore, the aim of this work is to research the different literary constructions made by the author, first exploring the construction of an alive body to get the construction of an embalmed body after a long time. It is analyzed the way in which the author constructs the different types of bodies by using multiple narrative strategiesen
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe a análise da construção do corpo de Evita no romance Santa Evita, de Tomás Eloy Martínez, tendo como foco a decisiva atuação narrativa baseada nas experiências recuperadas tanto do corpo vivo quanto do corpo embalsamado de Evita, presentes nesse romance. O escritor argentino reconstrói, com a ajuda dos diferentes elementos narrativos, um corpo vivo em que a vida adquire poder, mas, também, um corpo morto com um poder ainda maior. Assim, a incidência do corpo na História argentina, apresentada no romance, demarca as rotas sociais na imagem corporal de Evita para filtrá-la, através da literatura, pelas lembranças das testemunhas que a conheceram em diferentes momentos. A construção do corpo é concebida, no romance, pelas diferentes estratégias narrativas que o autor usa para lograr seu propósito. Assim, o objetivo desta dissertação é pesquisar as diversas construções literárias que o autor faz: primeiro explorando a construção de um corpo vivo para chegar à construção de um corpo embalsamado depois de muito tempo. Será analisada, portanto, a maneira pela qual o autor constrói os diferentes tipos de corpos de Evita, usando para isso, o estudo das diversas estratégias narrativaspt
dc.description.sponsorshipPrograma de apoio a estudantes de Doutorado do Estrangeiro PAEDEX-UNESP em colaboração com a AUIP-
dc.format.extent168 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMartínez, Tomas Eloy 1934-2010 Santa Evitapt
dc.subjectCorpo humanopt
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectLiteratura - Historia e criticapt
dc.subjectLiteraturept
dc.titleA construção do corpo de Evita no romance Santa Evita, de Tomás Eloy Martínezpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-03-2016/000860183.pdf-
dc.identifier.aleph000860183-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.